Museu de George Lucas finalmente será construído em Los Angeles

Com a coleção particular do cineasta, o museu terá uma galeria de quase 10 mil metros quadrados

Por conta de uma batalha legal com ativistas da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois, o cineasta George Lucas resolveu abandonar os planos de construir um museu dedicado ao seu legado às margens do Lago Michigan.

A polêmica, encabeçada pela organização ambientalista Amigos dos Parques, discorre sobre a apropriação indevida de terreno público para o uso de uma instituição privada. O grupo alega que no local, atualmente ocupado por um estacionamento, seria mais vantajosa a revitalização do espaço como um parque para a população do que abrigar um museu.

Agora, foi divulgado que o museu que homenageia o criador da saga “Star Wars” será construído em Los Angeles, onde se espera que beneficie melhor a comunidade residencial circundante. O empreendimento ficará no Exposition Park da cidade, lar de outros três grandes museus da cidade (o California Science Center, o Natural History Museums of Los Angeles County e o California African-American Museum).

O estúdio de Pequim MAD Architects - que já estava definido como autor do projeto, mesmo em outras cidades -, propôs para o Lucas Museum of Narrative Art um edifício como um volume sinuoso, com bordas afiladas que parecem levantar as galerias do chão, permitindo espaço para que os pedestres possam andar por baixo.

Na área externa, espaços públicos serão criados no telhado do edifício, sob a forma de terraços cobertos de plantas e árvores, enquanto um parque de estacionamento subterrâneo terá capacidade para aproximadamente 1.800 veículos. O museu terá uma área entre 24.620 e 25.550 metros quadrados e uma galeria de 9.300 metros quadrados.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, afirma que “LA está ganhando uma nova jóia” e acredita que o conteúdo do museu - a coleção particular de George Lucas, incluindo arte e memorabilia dos filmes de Star Wars e Indiana Jones - carrega muito o "significado na história e no legado de Los Angeles". A abertura está prevista para o dia 4 de maio de 2020.

www.i-mad.com

Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Janeiro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora