Meireles + Pavan Arquitetura: apartamento, São Paulo

AMPLIDÃO E MODERNIDADE

Espaços amplos e linguagem moderna caracterizam este apartamento situado no Itaim Bibi, na capital paulista

A proprietária do apartamento de 160 metros quadrados situado no Itaim Bibi, bairro nobre da zona oeste de São Paulo, solicitou ao escritório local Meireles + Pavan Arquitetura espaços amplos com revestimentos modernos.

Os sócios Brunno Meireles e André Pavan decidiram, então, unir a varanda com área de 18 metros quadrados às salas de estar e jantar, criando um ambiente único, com iluminação e ventilação naturais fartas devido ao extenso pano de vidro na fachada do edifício.

Surge, a partir dessa decisão projetual, uma cobertura inspirada no pórtico de concreto projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza para a Expo Internacional de Lisboa de 1998 e que tem como objetivo ocultar as diferenças de altura no teto da morada.

Aplicado na parte onde antes era a varanda, esse forro rebaixado (está a 25 cm da laje) tem acabamento cinza cimento e culmina em paredes estruturais - em ambos os lados - revestidas de placas de concreto. Assim, além de resolver uma questão técnica, torna-se um elemento visualmente impactante. No restante da sala e em outros cômodos, foi utilizada placa de gesso distante 10 cm da laje para embutir a iluminação.

Outros ambientes do projeto arquitetônico também tiveram suas paredes eliminadas. O layout original contava com uma suíte, dois quartos pequenos e um banheiro, que foram transformados em duas suítes.

A cozinha está conectada à sala de jantar por uma meia parede com balcão executado com tronco de madeira bruta. No entanto, essa pode ser isolada por uma porta camarão.

A estética contemporânea, o outro desejo da cliente, foi obtida por meio da aplicação precisa de materiais naturais, principalmente concreto e madeira, além do uso de branco e tons de cinza e preto. O piso, por exemplo, é de assoalho de madeira de demolição em praticamente todo o apartamento - até mesmo no lavabo e trechos dos banheiros. 

O mobiliário especificado contribui com o conceito de modernidade almejado e, ao mesmo tempo, permite certo minimalismo e praticidade aos interiores, dando ênfase à experiência espacial. Sofá e mesa de jantar da linha AGA são assinadas por Brunno, que mantém a curadoria de design Boobam. 



Ficha Técnica

Apartamento Jaff
Local São Paulo, SP
Data de início do projeto 2015
Data de conclusão da obra 2015
Área de intervenção 160 m²

Arquitetura de interiores Meireles + Pavan Arquitetura - Brunno Meireles e André Pavan (autores)
Fotos Maíra Acayaba

Fornecedores

Ornare (cozinha)
Artesian, Etel, Brunno Meireles (móveis)
Tresuno (concreto)
Lume (quadro)
Phenícia (foto, tapete)
Galleria de la Pietra (tampos)
Portobello (porcelanato)
Madeira Velha (madeira de demolição)
Vidros Queiroz (vidros, espelhos)
Yamato (marcenaria)

Publicada originalmente em ARCOweb em 28 de Abril de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora