Mader Arquitetos Associados: Loja, Chicago

Presença brasileira em território americano

Loja Sossego no Design Center Merchandise Mart leva para Chicago os ares (e o mobiliário) da Serra Gaúcha, região onde o designer Aristeu Pires possui fábrica e inaugurou, esse ano, uma loja conceito

No final de 2014, o fotógrafo norte-americano Jonathan Durling, que reside em Chicago, viajou para a capital gaúcha com a incumbência de registrar, em algumas locações, as peças produzidas pelo designer brasileiro/baiano Aristeu Pires. Entre os espaços selecionados por ele estavam residências projetadas pelo Mader Arquitetos Associados, escritório do arquiteto Leonardo Mader.

Porém, como essas casas ainda não estavam concluídas, o arquiteto sugeriu a Durling outros cenários que, na sua avaliação, poderiam ser também adequados a essas produções – entre eles o Santander Cultural, conjunto projetado pelo escritório Loeb Capote situado no centro de Porto Alegre.

Essa camaradagem aproximou fotógrafo e arquiteto. Quando, tempos depois, Durling consolidou a sua intenção de abrir, no Design Center Merchandise Mart, em Chicago, a Sossego, loja/showroom que representaria, nos Estados Unidos, as peças desenhadas e fabricadas por Aristeu Pires, em Canela, na Serra Gaúcha, foi ao estúdio de Mader que ele recorreu para desenvolver o projeto de interiores do espaço - com mais de 60 mil metros quadrados de área, esse centro de compras de Chicago reúne mais de uma centena de estabelecimentos e se autoproclama o maior espaço de venda de objetos e mobiliário de design daquele país.

Pires é um nome representativo no atual panorama do design brasileiro – suas criações são encontradas nas principais lojas de decoração do país e especificadas em projetos de interiores residenciais e corporativos. O site de sua empresa registra que, em 2001, Aristeu Pires deixou para trás um alto cargo numa empresa de tecnologia da informação (ele é formado em ciência da computação) e abraçou, de vez, sua paixão pelo design – no ano seguinte, mudou-se para Gramado, cidade com tradição em movelaria e, pouco depois, abriu naquela cidade a sua primeira loja.

Em maio de 2002, foi em Canela, cidade vizinha de Gramado, que ele fundou sua marcenaria. O reconhecimento do trabalho e sucesso na venda de seus produtos levou Pires a inaugurar, esse ano, uma loja conceito em Canela (também projetada pelo Mader Arquitetos) e, poucos meses depois, a abrir, em colaboração com Durling, sua primeira loja/showroom no exterior - a Sossego, de Chicago.

O arquiteto Leonardo Mader, titular do escritório, conta que a intenção do projeto era que o ambiente da Sossego refletisse o estilo de vida brasileiro, no geral, caloroso, descontraído e acolhedor. O design do espaço, explica Mader, procura espelhar as origens sulamericanas do showroom, que ele interpretou revestindo as paredes da loja com imagens panorâmicas retro iluminadas da Serra Gaúcha.

Antes, porém, “despiu” todo o espaço, descascando paredes e forros e deixando aparentes, a estrutura e todas as tubulações da construção. Com isso conseguiu ampliar o pé-direito do espaço e reformulou ainda o seu piso, deixando-o em concreto aparente. “O desafio foi entregar uma emocionante experiência ao usuário, semelhante aos valores de simplicidade e sofisticação da marca”, escreve o autor sobre o projeto.

Para evidenciar a atmosfera brasileira na ambientação, Mader também recorreu a painéis de madeira no interior e a aconchegante iluminação (em LED), que contrasta, porém, com as superfícies verticais acinzentadas e o forro escuro (pintado de preto) e com estrutura de concreto exposto - essa serve como pano de fundo para as peças de mobiliário desenhadas por Pires, que usa predominantemente nas suas peças a espécie Jequitibá proveniente de áreas ambientalmente certificadas.



Ficha Técnica

Loja/showroom Sossego
Local Chicago
Ano de início do projeto 2015
Área da intervenção 150 m2
Arquitetura Mader Arquitetos Associados - Leonardo Mader, Luiza Nunes e Leandro Michelena
Construção Bushman Construction Management
Fotos Jonathan Durling

Publicada originalmente em ARCOweb em 20 de Dezembro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora