FGMF e CR2: apartamento em Paris, França

Funcionalidade e estética contemporânea

Projeto de interiores buscou o melhor aproveitamento do exíguo espaço deste estúdio de 19 metros quadrados

A dupla de escritórios paulistas, FGMF e CR2, se uniu neste projeto de reforma de um pequeno apartamento localizado em Paris, na França, beirando o Rio Sena. Trata-se de um estúdio com 19 metros quadrados de área, totalmente reformulado pelos arquitetos brasileiros.

Parte utilizado como residência temporária do casal de proprietários - também eles, brasileiros - e parte disponível para aluguel, o mobiliário, marcenaria e revestimentos do estúdio deveriam primar pela funcionalidade e sutileza da intervenção a fim de restar o máximo possível de área livre e, sob o ponto de vista estético, adequar-se às várias personalidades dos locatários.

O piso de carpete foi substituído por madeira em tonalidade clara e construiu-se uma estante multifuncional que serve ao mesmo tempo de armário (com nicho para cabideiro e gavetão para roupa de cama), escrivaninha e apoio, alternando-se a cor cinza do acabamento com esparsas portas brancas de nichos fechados concebidos pelos arquitetos.

Na parede oposta há a cozinha aberta (antes enclausurada em um armário) e, entre elas, o sofá cama de dois lugares. Somado ao pufe conversível em cama especificado pelo quinteto de arquitetos, o diminuto apartamento pode abrigar até três pessoas.

Privilegia-se a vista descortinada pela dupla de janelas e o aproveitamento da luz natural, dada a tonalidade clara predominante dos materiais. Também a iluminação artificial tem presença discreta, sendo ora embutida na marcenaria e ora proveniente de pendentes de luz focalizada. Não há lustres no teto.

Além do interesse de tratar-se de um projeto brasileiro em solo estrangeiro, também a idade da edificação destoa do contexto de trabalho por aqui. O prédio, residencial, foi construído no século 12.



Ficha Técnica

Apartamento
Local
Paris, França
Área de intervenção 19m²
Ano de início do projeto 2015
Ano da conclusão da obra 2015

Autores Cecilia Reichstul e Clara Reynaldo (CR2 Arquitetura) e Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz (FGMF Arquitetos)
Colaboradora Tatiane Waileman
Fotos Fran Parente
 

Publicada originalmente em ARCOweb em 08 de Agosto de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora