Bernardes Arquitetura: Edifício cultural, SP

Conexões presentes

Comunicação visual direta com a rua representa a proposta do instituto de criar um diálogo entre o público e o espaço

Em uma área de cerca de 340 metros quadrados, o escritório paulista Bernardes Arquitetura incluiu no programa do Instituto Brincante - espaço de conhecimento, assimilação e recriação de manifestações artísticas - um auditório para cerca de 80 pessoas, sala de ensaios, espaço para armazenamento de instrumentos, figurinos e adereços, área administrativa e espaços de apoio.

O partido arquitetônico adotado para a nova sede privilegia a comunicação direta do edifício com a rua e o bairro que já acolhe o instituto por décadas, a Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo. No nível da rua, a transição entre espaço público e privado se dá por brises verticais de madeira espaçados que buscam convidar o olhar público à constante construção cultural do espaço.

O acesso acontece por uma pequena praça onde há a bilheteria, que pode funcionar também como bar nos dias de eventos e, ao lado direito do lote, o túnel de acesso ao palco do auditório.

O eixo principal de circulação se dá pela escada helicoidal situada na lateral esquerda do lote. Trata-se de uma conexão vertical externa que liga os três níveis: térreo, mezanino e pavimento superior.

O mezanino, que atua como área de transição e permanência ligada ao auditório, serve também como uma ampliação do foyer do térreo, permitindo um acesso direto ao nível superior da arquibancada e à uma passarela criada sobre a área do palco, com intenção de ampliar a capacidade do auditório, possibilitar intervenções artísticas em dois planos e conectar-se ao jardim que está na parte posterior do palco.

No último pavimento encontram-se sala de reunião, escritório, copa, vestiário, além da sala multiuso - iluminada por um grande pano de vidro, parcialmente protegido pelo brise em madeira e pela esquadria da cobertura em shed.




Ficha Técnica

Instituto Brincante
Local São Paulo, SP
Área construída 342 m²
Data de início do projeto 2015
Data da conclusão da obra 2016

Arquitetura e interiores Bernardes Arquitetura - Thiago Bernardes, Dante Furlan, Rafael Oliveira, Maria Vittoria Oliveira, Marcelo Dondo, Ana Paula Endo, Mary Helle Moda e Flavio Faggion
Ar condicionado Tottal Tecnologia Térmica
Acústica Acústica e Sônica
Cenotecnia AtendTudo
Construtora Alfama Construtora
Fundações Appogeo
Instalações elétricas e hidráulicas Smart Service
Projeto estrutural LHG Engenharia
Paisagismo Cenário Paisagismo
Luminotécnica Foco Iluminação
Fotos Leonardo Finotti

 

Fornecedores

Vidros Abividros
Revestimento externo, pisos e brise Zanchet / Líder Móveis Especiais
Luminárias Cia da Iluminação
Caixilhos em Vidro Tecnosystem/Jansen + SC esquadrias
Portas Acústicas Especiais Hormann
Painéis Acústicos Isofibras

Publicada originalmente em ARCOweb em 14 de Fevereiro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora