2PRB Arquitetos Associados: escritório corporativo, Barueri

Estações rotativas

O programa do projeto adota critérios de mobilidade para os funcionários, além de espaços informais

Sair de um espaço convencional de um escritório corporativo e passar para um espaço mais fluido, com áreas colaborativas e oportunidades para encontros informais, foi o ponto de partida do projeto da nova sede HP, localizada no bairro Alphaville, em Barueri, na grande São Paulo.

Para atender a esta demanda, o escritório paulistano 2PRB Arquitetos Associados apresentou um projeto que preza pela modernidade e criação. “O conceito deveria traduzir também oportunidades efetivas para o usuário trabalhar de pé em bancadas altas com a paisagem a seu dispor, conforto e descanso nas poltronas e nos booths, além de sofás compartilhados nas áreas abertas”, explicam os arquitetos em memorial descritivo.

O programa do projeto também foi definido adotando critérios de mobilidade para os funcionários. Assim, a maioria das estações de trabalho são rotativas e os usuários podem deixar seus pertences em armários.

A sede da empresa ocupa quatro pavimentos do edifício e é no 8º andar que se encontra a recepção. “Caracteriza-se por um andar de 'recebimento' dos clientes HP, com as áreas de showroom e auditório que - através de divisórias retráteis - pode incorporar ao espaço outras áreas, como o espaço de reuniões”, detalha a equipe do escritório.

Os demais andares do projeto - 7º, 9º e 10º - são mais parecidos na ocupação, seguindo o conceito de cada vizinhança e área de estações de trabalho com um grupo de sofás, além de espaços para reuniões informais, pulverizadas e distribuídas igualitariamente.

“Apesar de na época da implantação do layout termos quase 800 usuários para apenas 608 postos, ao somar os espaços informais e colaborativos (auditório, reuniões, etc) todos os usuários, caso houvesse necessidade, conseguiriam trabalhar ao mesmo tempo e no mesmo dia na nova sede”, afirmam os arquitetos.

De acordo com os autores, também são marcantes no projeto as imagens adesivadas em diversas paredes, que contém alguns ícones da arquitetura de São Paulo - como Copan, Casa das Rosas e Luz -, e foram impressas pelos equipamentos da HP.



Ficha Técnica

Nova sede HP
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2015
Data da conclusão da obra 2015
Área construída 5100 m²

Arquitetura 2PRB Arquitetos Associados - Denise Bellardi Iuspa, Marta Paku, Regina Fernandes Peres (sócias), Juliana Shimabuk, Tayane Figueiredo, Guilherme Meneses Oliveira, Carla Fernandes, Bruno Faraco D’Aprile, Tathiana Sarli, Luis Felipe Fleischer e Paloma Poscidônio Santos (equipe)
Ambientação Bummub - Fernando Uehara
Luminotécnica Marta Paku
Instalações elétricas, hidráulica, dados, voz e detecção Pescatori Souza Instalações -Marcelo pescatori
Ar condicionado LFB Engenharia e Projeto - Luiz fernando bueno
Construção Ghimel Construções e Empreendimentos - Marcos jakabi
Gestão de projeto PMO Cbre - Melina Nadai 
Fotos HPI

 

Fornecedores

Carpetes Interface
Forros acústicos OWA
Pisos vinílicos Revitech
Luminárias LED Lumicenter
Marcenaria especial Manacá 
Divisórias Construtora Ghimel
Mobiliário colaborativo Steel Case e Fernando Jaegger 
Mobiliário estações trabalho Haworth
Cadeiras Steel Case
Áudio e vídeo High Resolution
Cabeamento Black Box

Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Junho de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora