FGMF e Paulo Alves apresentam a linha Farofa

Segundo os autores, a proposta era desenvolver uma linha que harmonizasse design, conforto, resistência e preço acessível

Chama-se Farofa a linha de mobiliário que o escritório FGMF Arquitetos desenhou em parceria com o designer Paulo Alves e que teve um de seus componentes (a cadeira) presente no estande de Alves na SP-Arte, exposição que permaneceu em cartaz no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, em São Paulo, de 5 a 9 de abril.

Além de cadeiras, Farofa é composta por banquetas e mesas fabricadas em madeira e delgadas chapas de aço. A série foi originalmente desenvolvida para um restaurante que o FGMF projetou em Miami, mas também estará à venda no Brasil.

A ideia, conforme explicam os autores, foi desenvolver uma linha que harmonizasse design, conforto, resistência e preço acessível, acrescentando que “com o contraste do desenho delicado e de traço orgânico da madeira, unido ao aço com caráter industrial e preciso, o resultado foi surpreendente”.

Eles ainda observam que esse mesmo contraste está presente na parceria dos escritórios. “Nos sentimos confortáveis em fazer a linha porque contávamos com a expertise e a criatividade do Paulo”, afirma o arquiteto Fernando Forte, sócio do FGMF.

FGMF e Paulo Alves haviam trabalhado em conjunto anteriormente no Corujas (projeto do FGMF) onde foram responsáveis pelo desenho do mobiliário das áreas comuns do edifício. “A parceria é um namoro antigo. Um admira o trabalho do outro e todos tiveram muita liberdade para desenvolver essa linha”, conta Paulo Alves. “Eles foram corajosos. É muito difícil desenvolver uma cadeira, pois é o móvel mais complexo. Digo que é mais difícil que fazer um edifício, pois a cadeira é o móvel que complementa o corpo humano e por isso é o mais exigido", complementou o designer.

Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Abril de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora