Vancouver será destino final do pavilhão Serpentine do BIG

Criado como instalação temporária da Serpentine Gallery 2016, em Londres, o pavilhão será transferido permanentemente para a cidade canadense

O pavilhão será remontado ao lado da sede da Westbank na Shaw Tower, em Vancouver (Foto: divulgação/Westbank)

O pavilhão Serpentine do escritório dinamarquês Bjarke Ingels Group, o BIG, foi comprado pela incorporadora canadense Westbank, que foi o principal patrocinador da instalação exposta na Serpentine Gallery de junho a outubro de 2016.

A estrutura será remontada ao lado da sede da empresa na Shaw Tower, em Vancouver, que fica próxima à praça beira-mar onde o estádio dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 foi construído. Antes de ocupar esse espaço definitivamente, deve realizar paradas em algumas cidades, como Nova York e Toronto.

A edificação, descrita como uma “parede descompactada” por seu criador, o renomado arquiteto Bjarke Ingels, é formada por 1.800 blocos de fibra de vidro idênticos, que foram dispostos de modo a criar um espaço tridimensional.

“Desenvolvemos um método baseado em parafusos, em vez de silicone ou adesivo, para permitir a fácil montagem e desmontagem das peças”, disse Ingels, acrescentando que sabiam, desde o início do projeto, que o pavilhão seria reconstruído em outro lugar. 

Segundo o fundador da Westbank, Ian Gillespie, ainda não há uma data acertada, mas a reinstalação deve ocorrer nos próximos dois anos. 

A cidade canadense abrigará ainda outro projeto do BIG em parceria com a Westbank. Atualmente em construção, a torre residencial retorcida conhecida como Vancouver House recebeu prêmio de Projeto Futuro do Ano no World Architecture Festival 2015.

A Serpentine Gallery convida um arquiteto ou escritório diferente a cada verão para criar um pavilhão temporário em Kensington Gardens, no Hydes Park, em Londres, oferecendo-lhes a oportunidade de ter o seu primeiro edifício construído na Inglaterra.

A lista de arquitetos que já desenharam o pavilhão britânico inclui Oscar Niemeyer, Peter Zumthor, Jean Nouvel, SANAA e Herzog & de Meuron.

westbankcorp.com