Oficina Conceito Arquitetura: Edifício Casa América, Porto Alegre

Fachada acolhedora e rusticidade nostálgica

Com revestimento de tijolo aparente, prédio de apartamentos adquire linguagem mais usual em residências unifamiliares

Visando não destoar do entorno composto de residências, em sua maioria, o edifício Casa América - resultado da parceria entre o escritório Oficina Conceito Arquitetura e a incorporadora MKS Empreendimentos - possui escala pequena e materialidade orgânica, marcada pela contraposição de materiais.

A edificação foi construída em um lote estreito de 256 metros quadrados na arborizada Avenida América, que está próxima a três bairros nobres da capital gaúcha: Auxiliadora, Mont Serrat e Moinhos de Vento.

Como o prédio está adossado às duas divisas, optou-se por projetar apenas dois apartamentos por andar (sendo os últimos duplex com pé-direito de seis metros). Essa característica também gerou amplas aberturas, a fim de aproveitar ao máximo a ventilação e iluminação naturais.

Suas plantas flexíveis, com áreas que variam entre 72 e 117 metros quadrados, oferecem aos moradores mais autonomia em relação à organização espacial. Além disso, o layout das unidades gera um recuo na fachada de forma plástica.

Além da rusticidade do tijolo aparente, que oferece, segundo o memorial do projeto, “uma atmosfera de conforto, mas também de nostalgia aos moradores do edifício e da região”, há um volume levemente descolado revestido por porcelanas pretas.

A escolha dos revestimentos da fachada, assim como da área de circulação - tijolo rústico, basalto, granito e porcelanato -, buscou criar uma mesma identidade visual e sensorial, mas também permitir uma baixa manutenção.

“O projeto teve como premissa o respeito à importância das áreas condominiais na rotina dos moradores. Para isso, idealizou-se a criação de uma mesma identidade sensorial desde a fachada até as áreas de uso comum, utilizando-se da materialidade orgânica, cores quentes e intervenções artísticas”, explica o texto do memorial.

Há ainda um terraço verde na cobertura, que além de contribuir para o resfriamento do edifício projetado com estrutura de concreto armado, pode ser usado como área de convivência. O espaço, segundo a incorporadora, compensa a falta de equipamentos de lazer no empreendimento.

Quer publicar seu projeto residencial no ARCOweb? Envie fotos e uma breve descrição ou memorial para pauta@arcoweb.com.br



Ficha Técnica

Edifício Casa América

Local Porto Alegre, RS

Data do início do projeto 2013

Data da conclusão da obra 2015

Área do terreno 256 m2

Área construída 748 m2


Arquitetura Oficina Conceito Arquitetura

Interiores Rafael Kopper

Paisagismo Sila Kopper

Estrutura IngeKraft
Elétrica e hidráulica Luiz Gonzaga Gonçalves
Fundações e construção MKS Empreendimentos
Fotos Rodolpho Reis

Fornecedores

Brises, cortinas e persianas  Hunter Douglas
Concreto Engemix
Elevadores Atlas Schindler
Esquadrias Finestra
Pastilha cerâmica - fachada NKG 
Forros Sul Gesso
Impermeabilização Viapol
Lâmpadas Osram 
Pedras, mármores e granitos Pinzetta Comércio de Pedras
Pisos Ceusa
Portas Sincol
Revestimentos Vidrotil, Cimentíssimo, Ceusa, NGK
Tintas Suvinil
Vidros Casa Vidro
Jardim suspenso vegetado Ecotelhado

Publicada originalmente em ARCOweb em 16 de Agosto de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora