IDOM: Parque público, São José dos Campos, SP

CIRCUITO DE AVENTURA

Voltado a atividades radicais, o Parque Alberto Simões (ou Boa Vista) foi projetado em terreno com topografia acidentada e densa vegetação

Tirando partido das diferenças de cota de um terreno de 150 mil metros quadrados em São José dos Campos, interior de São Paulo, a empresa multinacional de arquitetura e engenharia IDOM - presente no Brasil desde 2009 - propôs o projeto de um parque com vocação para atividades de aventura, como tirolesa, arvorismo, escalada, skate e BMX (bicicross).

Os equipamentos esportivos do Parque Alberto Simões, também conhecido como Boa Vista, são conectados por um circuito de caminhos e passarelas metálicas pintadas de vermelho. Tudo adaptado à topografia acidentada, ou seja, criado sem interferência no solo.

“O conceito proposto para a ocupação é o de um circuito que une os distintos usos e espaços em diferentes cotas, como se os elementos construtivos atuassem como uma ‘massa moldável’ que vai se adaptando ao terreno, à paisagem existente e aos programas”, explicam os arquitetos da IDOM Pedro Paes Lira, coordenador-geral, e Eugénio Filipe Teixeira, diretor do projeto.

Outra preocupação foi preservar os pinheiros de grande porte que permeiam o lote e a antiga sede da Fazenda Boa Vista - uma casa transformada em centro cultural localizada no topo, de onde é possível contemplar belas paisagens de São José dos Campos e do rio Paraíba do Sul.

“Para vivenciar o parque é preciso aventurar-se, subir até o seu ponto mais alto para de lá ver toda a cidade. Descer fica mais fácil e, neste caso, mais ainda com a presença da tirolesa”, comentam.

Há dois acessos ao parque público inaugurado no segundo semestre de 2016, que conta ainda com áreas cobertas equipadas com bancos e praças ao ar livre.

Seu projeto de implantação surgiu de uma concorrência internacional realizada em 2011 por iniciativa da prefeitura de São José dos Campos e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



Ficha Técnica

Parque Alberto Simões (Boa Vista)
Local São José dos Campos, SP
Data do início do projeto 2012
Data da conclusão da obra 2016
Área 125.000 m2

Arquitetura e urbanismo IDOM - Pedro Paes Lira (coordenador-geral); Eugénio Filipe Teixeira (diretor de projeto); Vera Lúcia Leitão Pinto, Nuria Escrivá, Ana Camila Sanches (colaboradoras)
Engenharia civil Iris Cobas, Marcos Eanes, Josep Maria Vallvè
Engenharia elétrica Albert Recasens
Cálculo Estrutural Francesc Ventura
Ecólogo Bruno Turbiani Pereira dos Santos
Fotos Maíra Acayaba

Publicada originalmente em ARCOweb em 19 de Abril de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora