São Paulo Expo passa por retrofit do GCP e Wilmotte & Associés

O projeto de reforma e atualização do São Paulo Expo - antigo Imigrantes Exibition & Convention Center, localizado na capital paulista - é resultado de parceria entre os escritórios GCP Arquitetos, do Brasil, e Wilmotte & Associés, da França

Uma área de 50 mil metros quadrados abrigará cinco novos pavilhões de exposição - contíguos e interligados aos 18 mil metros quadrados que serão reformados. Também será criado um centro de convenções de 11 mil metros quadrados com 17 auditórios e duas grandes salas de conferência.

Siga-nos no Facebook

A flexibilidade e isolamento acústico entre os pavilhões serão garantidos com o uso de grandes paredes móveis. Além disso, as novas estruturas terão capacidade para receber exposições de grandes objetos, como barcos e maquinários de porte. Isso devido ao pé direito livre - 10 e 14 metros, à estrutura de cobertura otimizada, que permitirá vãos livres de até 72m X 157m, e pisos de concreto aptos a cargas de 3 até 5 toneladas.

Uma esplanada coberta por marquise - ao longo da fachada principal - servirá de acesso aos lobbies e às áreas de exposições e eventos abertos. Os ambientes fechados serão climatizados a partir da energia gerada por uma unidade de cogeração.

O paisagismo contemplará espécies nativas de São Paulo. Ao todo, 900 árvores serão plantadas com o objetivo de restabelecer uma área do habitat original da região.

O projeto também contempla um prédio garagem com área construída de 100.554 metros quadrados para 4.400 carros (vagas cobertas), que será interligado por passarela coberta aos novos pavilhões de exposição.

A W&A, juntamente com a matriz da GL events em Paris, definiram o programa inicial e o projeto conceitual. A GCP Arquitetos desenvolveu os projetos básicos e executivos a partir dos estudos iniciais e é a responsável pela coordenação e compatibilização de todos os projetos complementares. O projeto, que tem investimento de 300 milhões de reais, está previsto para ser finalizado em 2018.

Publicada originalmente em ARCOweb em 03 de Junho de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora