Evento aborda concurso para projeto do Instituto Moreira Salles

Promovido pelo Arq.Futuro e Instituto Moreira Salles, o debate será realizado no dia 21 de setembro, em São Paulo


O processo de concurso para a seleção do projeto de arquitetura da nova sede do Instituto Moreira Salles (IMS) em São Paulo será tema do debate que a plataforma de discussão sobre o futuro das cidades Arq.Futuro e o IMS promovem no dia 21 de setembro, no auditório do instituto.

A edificação na avenida Paulista, que tem assinatura do escritório Andrade Morettin Arquitetos, já está concluída e será aberta ao público no dia 20, às 10h, um dia antes do evento intitulado "Arquitetura de Museus: O Concurso para o Novo IMS”.

O debate será conduzido pelo jornalista da Folha de S.Paulo Raul Juste Lores, que entrevistará Fernando Serapião, crítico de arquitetura, editor da revista Monolito e organizador do concurso; Renato Anelli, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos e conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi; e Karen Stein, crítica de arquitetura, consultora da Escola de Design de Harvard, copresidente do Conselho de Arquitetura e Design do MoMa e foi membro do júri do Pritzker Prize e do concurso para o projeto do IMS.

Os participantes vão discutir a importância dos processos de concurso para a seleção de projetos arquitetônicos, além de explicar as características do concurso do IMS, que teve um júri internacional e convidou apenas escritórios brasileiros para a concorrência.

Também será abordado o prejuízo decorrente de se ter preterido, nos últimos anos, o processo de concurso em favor das seleções apoiadas no critério de notório saber.

Outro assunto será a arquitetura de museus no mundo todo. Serão comentados, por exemplo, os desafios da conversão de residências de grande valor arquitetural em espaços de exibição, como nos casos da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi (São Paulo) e da Casa da Gávea (IMS, Rio de Janeiro).

Debate “Arquitetura de Museus: O Concurso para o Novo IMS"
Data 21 de setembro
Horário 
10h às 12h
Local
 Auditório do Instituto Moreira Salles
Endereço Avenida Paulista, 2424 - São Paulo, SP
Informações www.arqfuturo.com.br 
Inscrições gratuitas aqui
Vagas limitadas (150 vagas)

Publicada originalmente em ARCOweb em 12 de Setembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora