Eleições do CAU: arquitetos e urbanistas podem registrar chapas

A votação será realizada no dia 31 de outubro pela internet

As chapas que vão concorrer às eleições do CAU 2017 – mandato de 2018 a 2020 – têm até 8 se setembro para realizar a inscrição. Cada chapa deverá conter um candidato a conselheiro titular e um candidato a conselheiro suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e mais um candidato para cada vaga de conselheiro titular dos Conselhos dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) com a indicação dos respectivos suplentes.

Para participar, todos os candidatos devem possuir registro definitivo ou provisório, ativo, no CAU/UF de sua residência; estar adimplentes com o conselho; não estar cumprindo sanção por falta ético-disciplinar, por infração relacionada com o exercício do mandato ou da profissão; e não estar cumprindo pena ou sanção imposta por condenação judicial ou pelos tribunais de contas de acordo com a Lei da Ficha Limpa, além de outros requisitos impostos pelo Regulamento Eleitoral.

O pleito envolverá também a escolha dos novos conselheiros titular e suplente representantes das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo (IES) junto ao CAU/BR. Neste caso, eles são escolhidos por eleitores designados por 89 escolas que indicaram seus delegados. Assim, no total, serão eleitos 326 conselheiros titulares nos CAU/UF e 28 conselheiros titulares no CAU/BR, mais os respectivos suplentes.

Essa será a terceira eleição desde a instalação do CAU/BR e dos CAU/UF, em 2011. “Eleições do CAU são uma celebração do nosso momento, em que conseguimos trazer para as nossas mãos a responsabilidade sobre o gerenciamento de nossa profissão”, afirma o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

A votação, que envolve cerca um colégio de 150.197 profissionais, será realizada no dia 31 de outubro pela internet. Devem votar todos os arquitetos e urbanistas que estiverem em dia com as anuidades o CAU até o dia 16 de outubro – o voto é facultativo para quem tem 70 anos ou mais. É fundamental manter os cadastros atualizados no SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU).

Para saber o número de conselheiros por UF e outras informações, consulte www.caubr.gov.br/eleitoral.