Cité Arquitetura: edifício residencial, RJ

Dinamismo na fachada

Através da vedação das varandas, com posições casuais, o layout da fachada é alterado

Reduto de intelectuais e boêmios, o bairro de Botafogo passa nos últimos anos por um processo de valorização e crescimento vertical, mesclando novos condomínios residenciais com edificações históricas. Essa diversidade que abriga o edifício residencial Sorocaba 112, do escritório carioca Cité Arquitetura.

Os sócios Celso Rayol e Fernando Costa consideraram a região um cenário perfeito para receber construções individualizadas, fora dos padrões convencionais do mercado imobiliário, como é o caso da edificação. A partir do questionamento de modelos adotados no bairro, foi elaborada uma proposta conceitual para as fachadas e interiores do prédio, que estabelece um diálogo com a riqueza cultural do entorno.

O embasamento é formado por paredes vazadas, de vidro e perfis horizontais em aço corten, criando uma relação de transição com a rua, através da continuidade visual entre o espaço do hall de entrada e o espaço público da calçada. A forte tonalidade do material escolhido para o embasamento evidencia a leveza do corpo branco do edifício.

O edifício é composto por 12 apartamentos, três por andar, todos de três quartos e com diferentes plantas. As metragens variam entre 95 e e 120 metros quadrados, e cada apartamento dispõe de varandas frontais de 15 metros quadrados.

A identidade de cada residência se revela na fachada através do dinamismo do sistema de vedação das varandas. Cada varanda dispõe de um conjunto de toldos, cuja posição casual - enquanto possibilita a modulação da incidência solar conforme a necessidade de cada apartamento - incide no layout da fachada. Desta forma, a imagem geral do edifício muda constantemente e se compõe como resultado das ações individuais.

O incentivo à utilização de bicicletas para o deslocamento no bairro e na cidade, também foi um ponto importante do projeto. Além de fornecer uma bicicleta customizada para cada unidade, um mapa com as indicações das ciclovias e atrativos culturais do bairro foram incluídos no local de guarda dos equipamentos.



Ficha Técnica

Sorocaba 112 
Local Rio de Janeiro, RJ
Data de início de projeto 2013 
Data de conclusão da obra 2016
Área do terreno 477,14 m²
Área construída 2.485,94 m²

Arquitetura Cité Arquitetura - Celso Rayol e Fernando Costa (autores); Daniel Osório, Lúcia Andrezo e Francisco Meyer (coordenadores); Ana Clara Meirelles, André Caterina, Érika Sampaio, Felipe Andrade, Laura Basile, Luiz Felippe Calçado, Marina Cuiabano e Thiago Marques (equipe)
Concepção de Fachada, Projeto Executivo e Interiores Celso Rayol e Fernando Costa
Estrutura GMA Engenharia e Projetos – Vicente de Souza e Helmany Murtinho
Instalações Armando Fernandes
Incêndio Monta 
Ar Condicionado Ambientair 
Imagens Archigraph 
Marketing Totalright - Marcello Mendes 
Fotos Alessandro Giraldi

 

Publicada originalmente em ARCOweb em 12 de Julho de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora