CAU/BR lança nova ferramenta de busca por arquitetos

O serviço permite que arquitetos e urbanistas cadastrem seus dados de contato, além de breve currículo e fotos de trabalhos realizados

Exemplo da exibição das informações dos profissionais no "Ache um Arquiteto e Urbanista"

A fim de informar à sociedade os arquitetos habilitados para o exercício profissional, bem como colaborar com o combate à prática ilegal da profissão, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) disponibiliza em seu site, desde a fundação do conselho, uma página de busca por arquitetos e urbanistas.

De acordo com uma pesquisa DataFolha-CAU/BR, realizada em 2015, em 73% dos casos a contratação de arquitetos e urbanistas é feita por meio de indicação de amigos e parentes. Apenas 8% dos clientes buscam profissionais pela internet.

Para facilitar essa aproximação, o CAU/BR ampliou o serviço de busca existente e lançou o serviço “Ache um Arquiteto e Urbanista”. O site disponibiliza, sem custos para ambas as partes, informações adicionais sobre os arquitetos e urbanistas registrados regularmente no conselho.

Com a nova ferramenta, qualquer pessoa pode consultar quais são os arquitetos e urbanistas e empresas registrados regularmente. A busca, que já podia ser realizada por nome, CPF ou registro no CAU, agora também pode ser feita por município e estado.

Outra novidade que o serviço permite é a divulgação dos trabalhos com fotos, além de um breve currículo contendo até 2.000 caracteres, dados de contato do arquiteto e urbanista (ou empresa) e campos específicos para as redes sociais.

De acordo com o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, o Ache um Arquiteto e Urbanista surgiu da oportunidade de aproveitar uma obrigação legal para ampliar os serviços prestados aos profissionais. “No futuro, a migração automática dos RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para esse depositário, possibilitará a automatização e obtenção gratuita do RDA (Registro de Direitos Autorais) e da CAT-A (Certidão de Acervo Técnico com Atestado)”, afirma ele.

Pinheiro conta ainda que o trabalho é um dos frutos de parceria de trocas de boas práticas que o CAU/BR firmou com conselhos de outros países, alguns dos quais disponibilizam ferramentas semelhantes com grande sucesso.

Para o profissional se cadastrar no novo serviço basta acessar o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), atualizar os dados e escolher quais informações quer divulgar para o público. Para os cidadãos, o acesso à nova ferramenta é feito pela homepage www.caubr.gov.br.

No site do conselho é possível ainda acessar um tutorial completo de como utilizar a ferramenta. E, para dúvidas, a entidade possui uma central de atendimento pelos números 0800-883-0113 (ligação gratuita) e 4007-2613.

Publicada originalmente em ARCOweb em 28 de Junho de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora