Casa em Destaque: GilBartolomé Architecture

Casa del acantilado, Granada, Espanha

Os interiores desta morada espanhola foram planejados para permitir ampla vista do mar Mediterrâneo

Uma encosta no município espanhol Salobreña, situado na província de Granada, foi escolhida para acomodar a residência metálica resultante das ideias ambiciosas dos clientes e do escritório GilBartolomé Architecture.

Batizada de a “Casa del acantilado” e retratada como uma “caverna contemporânea de Gaudí”, a estrutura é marcada por uma cobertura irregular composta por telhas de zinco, desenvolvida a partir de uma malha metálica eficiente e modelável e de um sistema de cofragem artesanal.

“Sua forma e seu telhado metálico produz uma calculada ambiguidade estética entre o natural e o artificial; entre a pele de um dragão assentada no solo, quando vista de baixo, e as ondas do mar, quando vista de cima”, explicam Pablo Gil e Jaime Bartolomé, titulares do escritório com sede em Madri.

O programa está distribuído em dois pavimentos: áreas privadas no nível superior e, abaixo, uma ampla sala conectada a um terraço com piscina em cantilever. Esse espaço social foi organizado em “ilhas de atividade” e pode ser transformado em um auditório com capacidade para 70 convidados.

Os moradores vão usufruir de uma temperatura constante de 19,5 graus Celsius, benefício adquirido devido à casa estar enterrada no penhasco.

Apesar do terreno aparentemente inóspito e do baixo orçamento disponível - o projeto foi realizado durante a crise econômica espanhola -, os arquitetos optaram por uma construção baseada no trabalho artesanal e local, buscando produzir uma residência com alta qualidade. 

Quer publicar seu projeto residencial no ARCOweb? Envie fotos e uma breve descrição ou memorial para pauta@arcoweb.com.br.



Ficha Técnica

Casa del Acantilado
Local Granada, Espanha
Data da conclusão da obra 2015
Área construída 240 m2
Arquitetura GilBartolomé Architecture - Pablo Gil e Jaime Bartolomé (autores)
Fotos Jesús Granada

Publicada originalmente em ARCOweb em 04 de Maio de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora