Casa em Destaque: Esquadra Arquitetos + Yi Arquitetos

Casa Oásis, Brasília, DF

Integrar e, ao mesmo tempo, manter a privacidade em relação à vizinhança foi a principal premissa deste projeto residencial

Três volumes interligados por uma praça constituem a Casa Oásis, projeto dos escritórios brasilienses Esquadra Arquitetos e Yi Arquitetos localizado em um terreno de 2,5 mil metros quadrados, em condomínio fechado com oito lotes, na capital federal.

A leste do conjunto estão os quartos; uma área de churrasqueira foi disposta no lado oeste; ao norte fica a sala de estar; ao sul foi criada a praça voltada para a mata do cerrado, que é constituída por área verde com outros 2,5 mil metros quadrados.

Um dos principais objetivos da arquitetura foi integrar a residência à vizinhança, mantendo, porém, a privacidade e convívio entre os moradores. Por isso, a proposta da praça como um elo entre volumes que formam um “U”.


Predominantemente térrea, de modo a incentivar a integração espacial e a livre circulação, a construção de 700 metros quadrados de área tem apenas um pequeno mezanino usado como sala de TV. Desse espaço, é possível visualizar a rua, a ampla piscina e a sala de estar com pé-direito duplo.

Segundo o memorial do projeto, para que o volume central estabelecesse relação com os blocos laterais, foi preciso conceber uma cobertura com grandes balanços. Esses destacam o forro de madeira laminada e o acabamento com perfis metálicos.

Externamente, a casa com rica volumetria é caracterizada ainda por pedras de mármore bruto, que revestem a torre da escada e caixa d’água, grandes brises de madeira e a lâmina d’água espelhada pelo fundo preto.

Nos interiores, que repetem o repertório de materiais do projeto, a opção foi por ressaltar os espaços, aplicando cores neutras e mobiliário minimalista.



Ficha Técnica

Residência unifamiliar

Local Brasília, DF

Data do início do projeto 2012
Data da conclusão da obra 2015
Área do terreno 2.500 m²

Área construída 700 m²


Arquitetura, interiores e luminotécnica Esquadra | Yi - Filipe Monte Serrat, Camilo de Lannoy (autores), Manuela Dantas, Silvana Moraes, Carolina Dumay (equipe)
Construção Construtora Nacional
Administração de obra Esquadra | Yi - Camilo de Lannoy, Verônica Magalhães, Filipe Monte Serrat
Fotos Joana França


Fornecedores

By Silva (esquadrias de alumínio, forros, brises e portas de madeira)
Biancogres (revestimentos)
Light Design (luminárias)
Arte em Cinema (automação)
Maxim's (marcenaria)
Arquivo Contemporâneo (mobiliário)

Publicada originalmente em ARCOweb em 12 de Junho de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora