Casa em Destaque: CR2 Arquitetura

Casa Geminada, São Paulo

Luz e ventilação naturais são pontos fortes destas casas geminadas projetadas na zona oeste de São Paulo

Em um terreno de 280 metros quadrados (10 x 28 m) em Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste da capital paulista, as sócias do CR2 Arquitetura, Cecilia Reichstul e Clara Reynaldo, desenvolveram o projeto de duas casas geminadas com 207 metros quadrados de área construída em cada.

Desde o início, a ideia é que uma das moradas fosse utilizada por Cecilia; a outra, no entanto, seria colocada à venda. Assim, as arquitetas se depararam com duas situações inéditas na trajetória do escritório: a tipologia e a incursão no mercado imobiliário.

Como revelam Cecilia e Clara, a principal preocupação foi fazer um projeto vendável e que, ao mesmo tempo, instigasse e desse vontade de habitar. A obra não poderia ter alto custo, portanto foram utilizados materiais tradicionais - concreto para estruturas, lajes painel aparentes, piso em cimento queimado e bancadas em concreto aparente - nas casas geminadas caracterizadas pela integração espacial e iluminação e ventilação naturais abundantes.

Como o lote - que foi desmembrado em dois - possui desnível de 4 metros da rua em direção aos fundos, a opção foi criar duas casas estreitas com três níveis que encostassem nas divisas laterais. “Com isso, a iluminação e ventilação da casa teriam que ser feitas pelas extremidades da construção”, explicam as arquitetas.

A unidade visual nas fachadas frontal e posterior, dando a sensação de que trata-se apenas de uma residência, é obtida por venezianas tipo camarão que formam um painel contínuo de madeira, além de permitir a abertura total dos vãos no pavimento superior.

Nos andares térreo e inferior o fechamento é com caixilhos de alumínio e amplos panos de vidro que se abrem completamente. Um elemento vazado divide as duas residências. Visando ampliar ainda mais a ventilação e a iluminação foram instaladas claraboias nos banheiros e no hall superior.

Uma passarela interliga a garagem, no nível da rua, à sala de estar. Dali, os moradores e visitantes podem acessar, por meio de escadas de concreto sobrepostas na mesma lateral, os níveis inferior (cozinha integrada à sala de jantar, pátio interno, área de serviço e lavabo e um jardim que leva a uma varanda com churrasqueira nos fundos) e superior (quartos e banheiros).



Ficha Técnica

Casa Geminada
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2014
Data da conclusão da obra 2015
Área construída 207 m² (cada)
Área do terreno 140 m² (cada)

Arquitetura CR2 Arquitetura - Cecilia Reichstul, Clara Reynaldo (autoras); Tatiane Waileman (colaboradora), Ana Paula Vasconcelos (perspectivas)
Construtora F2 Engenharia
Sondagem Infras Engenharias
Estrutura L´Estrut Engenharia
Instalações hidráulicas e elétricas Engeplot
Painel artístico Laura Gorski
Paisagismo Rodrigo Oliveira
Fotos Alessandro Guimarães

Fornecedores

NeoBox (blocos de concreto)
TecForma (venezianas)
Montart (esquadrias)
Grademaxx (cercas metálicas)
Solarlux (painéis de vidro)
Lustres Yamamura (iluminação)
Ladrilar (ladrilhos hidráulicos)
Cibrafi (coifa)
Pau Pau - assoalho Cumaru; Serv Pisos Industrial (pisos)
Formica (porta)
Gesso Porto Seguro (forro)
Calhas Plaza (cobertura metálica)
Marmoraria Butantã (pedras)
Serralheria Assis (guarda-corpo)
Reka (trilhos e spots)
By Kamy (tapete)
Isamu Noguchi (luminária)
Galeria Sancovsky (quadros)
Collector; Anni Verdi (vasos)
Saarinen; Ovo; Família Vende Tudo; Padrão Móveis, Carlos Motta; Securit; Casamatriz; Antiquário (móveis)

Publicada originalmente em ARCOweb em 05 de Abril de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora