Com campo de futebol suspenso, Ospa vence concurso gaúcho

Concurso de projetos escolheu arquitetura do novo campus da UFCSPA a ser construído em Canoas, RS

Com um projeto focado na integração com o entorno, o escritório gaúcho Ospa venceu o concurso nacional para desenvolver o novo campus da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a ser construído no município de Canoas, RS.

A nova unidade abrigará salas de aula, escritórios, instalações administrativas e esportivas ao longo de 25 mil metros quadrados, onde dois edifícios de concreto e aço estarão dispostos em extremidades opostas do terreno. Um eixo longitudinal, convidativo e acessível, funcionará como elemento articulador das relações espaciais e humanas.

No setor principal entre os volumes retangulares, um campo de futebol gramado paira sobre as demais áreas do complexo poliesportivo composto por arenas, piscinas, vestiários e ambientes de convivências.

O campus será construído em duas etapas. Ao final do primeiro estágio de obras, os alunos já serão transferidos para as nova unidade, enquanto um sistema criado pelos arquitetos do Ospa possibilitará que as aulas e a construção aconteçam simultaneamente.

“O projeto não vai parar, nem mesmo remotamente interferir na rotina do novo campus. Exceto alguns engenheiros e arquitetos, ninguém quer estudar em um canteiro de obras”, explicam.



Publicada originalmente em ARCOweb em 21 de Outubro de 2014
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora