Arquitetura Nacional: Edifício residencial, RS

Amplas aberturas voltadas para a praça

Um dos destaques do prédio são as esquadrias principais, que ocupam toda a extensão da fachada voltada para a rua

Dois dos sócios do escritório Arquitetura Nacional, de Porto Alegre, residem no Passo D'Areia, bairro da zona norte da capital gaúcha. Kiev é nome do conjunto, singular edifício de apartamentos que apresenta como ponto de destaque as amplas esquadrias de sua face principal. Ali, Eduardo Maurmann e Elen Balved Maurmann são proprietários e foram (junto à sócia Paula Otto), autores do projeto, além de terem atuado como incorporadores, função que tem se tornado frequente entre profissionais de arquitetura daquela capital.

O Kiev “nasceu” do desejo de Eduardo e Elen de residirem próximos de seus familiares - o casal planejava oferecer ao filho (quando este viesse e ele já chegou) a oportunidade dele repetir a história das infâncias de ambos, que cresceram juntos de seus avós. Para concretizar o plano, a dupla do Arquitetura Nacional adquiriu (contando com a participação da sócia), o terreno em Passo D'Areia, em frente a uma praça em uma tranquila rua de apenas uma quadra, a Kiev.

O bairro, conforme relata a sócia Paula, vem, nos últimos anos, passando por uma intensa fase de urbanização – esta foi acompanhada pela chegada de centros de compras e espaços de cultura/entretenimento, que, pelo menos até o momento, não roubaram a atmosfera bucólica da região, que tem como um de seus atrativos a presença de áreas verdes, praças e parques – o Passo D’Areia fica próximo do aeroporto local. Nas imediações, o estúdio já teve oportunidade de projetar outros interessantes prédios de apartamentos, como o edifício Fernando Abbott 866.

Para o lote, que tem forma retangular, a equipe do Arquitetura Nacional projetou um edifício onde o térreo (garagem) praticamente replica a geometria do terreno – já os andares superiores apresentam planta em L; na parte mais larga, envolvida por duas empenas cegas (que ultrapassam o limite da laje, solução que a equipe havia utilizado no Praça Municipal 47) estão área social e cozinha. No total são cinco unidades, com área de 136,70 metros quadrados cada.

O projeto, avaliam os autores, proporciona convívio entre os moradores (os pais de Eduardo e Elen residem em dois apartamentos) mantendo, porém, a privacidade de cada um. O desenho criou circulações e espaços condominiais enxutos, liberando espaço para a privacidade de cada morador, eles observam em texto explicativo sobre o projeto. As áreas molhadas foram posicionadas nas extremidades da laje, posição que proporcionou maior flexibilidade da planta na área íntima.

“Em uma versão um pouco diferente, pode-se ter uma grande suíte com closet conectado a um escritório”, exemplificam. A escolha pela laje plana, destacam os arquitetos, livrou as unidades de interferência de vigas, que estão presentes apenas no núcleo central, onde não são visíveis. A ausência dessas peças estruturais permitiu o pé-direito mais elevado (de 2,8 metros) em toda a área social, corredores e suítes, que permaneceram com lajes expostas. “Poucos pontos de luminárias foram deixados para que o concreto ficasse o mais limpo possível, valorizando a iluminação indireta”, justificam eles no memorial.

Para os arquitetos, um dos destaques do prédio são as esquadrias principais, que ocupam toda a extensão da fachada voltada para a rua. Cada folha de vidro tem 3,2 x 2,4 metros. Quando aberta, a janela da sala tem vão de 6,4 metros. “Para aumentar a sensação de amplitude, as esquadrias foram fixadas na parte frontal da viga. Assim, nem mesmo os trilhos atrapalham o visual. Desta forma, a sala inteira se transforma em uma grande varanda”, eles relatam.



Ficha Técnica

EDIFÍCIO KIEV
Local Porto Alegre, RS
Ano do projeto 2014
Ano de conclusão da obra 2016
Área do terreno 300 m2
Área construída 1000 m2

Arquitetura Arquitetura Nacional - Eduardo Maurmann, Elen Balvedi Maurmann, Paula Otto (sócios), Lucas Pessatto e equipe 
Estruturas Carpeggiani Engenharia 
Hidráulica, elétrica e lógica Filippon Engenharia 
Construção Anacioal Incorporadora
Mão de obra Empreiteira Marodim
Fotos Marcelo Donadussi

Fornecedores

Esquadrias Vetrus e Renover
Revestimentos Atlas, Eliane e Kresil
Pisos de madeira Forster
Bancada de pedra Pedrecril
Mobiliário Móveis Kretschmar
Software Archicad 

 

Publicada originalmente em ARCOweb em 31 de Outubro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora