Casa em Destaque: Arquitetura Nacional

Casa Enseada, Xangri-lá, RS

Projeto da Casa Enseada propõe a máxima integração entre usuários e a paisagem natural circundante

Partindo do desejo de uma jovem família obter uma casa de praia para descansar, o escritório gaúcho Arquitetura Nacional propôs uma edificação composta de dois volumes principais, empilhados de forma deslocada e revestidos de materiais distintos (madeira e concreto), para criar espaços abertos e cobertos que permeiam entre si.

Situada em um condomínio fechado no município de Xangri-lá, litoral norte do Rio Grande do Sul, a residência abre mão da presença de muros no intuito de aproveitar ao máximo a paisagem natural circundante. A solução permite ainda a integração entre moradores e visitantes.

Dois grandes balanços estruturais se moldam pela disposição volumétrica dos blocos. Com isso, as áreas sombreadas podem ser ampliadas de acordo com as estações do ano.

Os volumes se conectam por meio de uma escada, que é totalmente coberta na parte externa por vegetação. A escolha por brises em mármore nos quartos uniformizam e fortalecem o bloco superior de concreto.

No pavimento térreo, o programa inclui salas de jantar e estar, cozinha, hall, uma suíte, deck de madeira, piscina e área de serviços. No piso superior, a planta apresenta duas suítes e um grande terraço.

Com um prazo bastante apertado, o projeto e construção foram executados em menos de um ano. Por isso, segundo os arquitetos, o uso da ferramenta BIM se mostrou crucial.


Quer publicar seu projeto residencial no ARCOweb? Envie fotos e uma breve descrição ou memorial para pauta@arcoweb.com.br.



Ficha Técnica

CASA DA ENSEADA
Local 
Xangri-lá, Rio Grande do Sul
Ano do projeto 2015
Área do terreno 483,53 m2
Área construída 317 m2

Projeto arquitetônico e de interiores Arquitetura Nacional – Eduardo Maurmann, Elen Balvedi Maurmann, Paula Otto (sócios), Luiza Otto (coordenadora) e equipe Arquitetura Nacional
Projeto estrutural Carpeggiani Engenharia
Projeto hidrossanitário Técnica Engenharia
Projeto elétrico Conducta
Mobiliário Móveis Kretschmar e Maiora
Fotos Marcelo Donadussi

Publicada originalmente em ARCOweb em 29 de Março de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora