Ecoeficiência: Simulações de desempenho energético

Ferramenta fundamental para a definição de estratégias que resultem em edifícios mais eficientes e com menor custo de operação, as simulações de desempenho energético permitem antecipar a realidade de um prédio ao longo de sua vida útil. Mas o ideal é que estudos desse tipo sejam contratados ainda na fase de concepção do empreendimento.

Consagrados nos Estados Unidos e em países desenvolvidos, os métodos de avaliação de desempenho energético das edificações têm ganhado força no Brasil na última década, a partir do aumento da procura por certificações ambientais. “No mercado nacional, essas simulações são relativamente novas e demandadas em empreendimentos comerciais, sobretudo em projetos de sedes corporativas e de torres triple A”, observa Rafael Lazzarini, gerente de novos negócios da Unidade de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações (US/CTE).

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante