Diller Scofidio + Renfro: Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro

A concepção arquitetônica da nova sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, assinada pelo escritório americano Diller Scofidio + Renfro, propõe um prédio que, em representação gráfica, reproduz o famoso calçadão de Copabacana dobrado e transformado num bulevar vertical, envolvendo a parte externa do edifício.

A escolha da praia de Copacabana como novo endereço para a sede do Museu da Imagem e do Som (MIS) está intimamente ligada à pluralidade do local. O bairro tem fácil acesso, recebe um grande contingente de turistas e serviu de inspiração para músicos, escritores, artistas plásticos e fotógrafos, tornando-se referência turística no Brasil e no mundo, mas apresenta baixa oferta de equipamentos culturais. Amplamente ocupada no século 19 – especialmente com a chegada dos bondes da Cia. Ferro-Carril Jardim Botânico e a abertura do túnel Alaor Prata, o conhecido Túnel Velho -, a região ganhou um paredão de prédios na orla.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante