SuperLimão Studio: Nova fachada do showroom Riccó, SP

Arte dos origamis inspira projeto

Construída com painel de alumínio composto e estrutura de treliças metálicas, a fachada do novo showroom da Riccó, em São Paulo, lembra dobraduras de papel da tradicional técnica japonesa do origami, expressando tradição e tecnologia, dois atributos da empresa engenhosamente traduzidos no projeto do SuperLimão Studio

Criada há mais de 100 anos e com forte atuação no segmento de mobiliário corporativo, a empresa paulista Riccó decidiu imprimir nas fachadas de seu novo showroom os conceitos de design e tecnologia de ponta aplicados aos seus produtos. Amplo e instalado em um terreno com vistas generosas, na esquina da avenida Brasil e da rua Guatemala, na região dos Jardins, em São Paulo, o imóvel ganhou, para sua envoltória, um projeto criativo e arrojado desenvolvido pelo SuperLimão Studio.

A inspiração para a criação das fachadas veio da técnica dos origamis. Mais especificamente, de um tipo de origami chamado Miura-ori, ou dobradura Miura, criado pelo astrofísico japonês Koryo Miura nos anos 1980, para aplicação em alguns tipos de estruturas. O resultado pode ser visto nos 392 metros quadrados das duas fachadas, que remetem aos movimentos das dobraduras dessa tradicional arte da cultura japonesa.

Foram muitos estudos de materiais e de volumetria até se chegar à proposta final, que utiliza painéis de alumínio composto, planos e perfurados, em apenas duas formas geométricas (losangos e triângulos) e em duas cores (cinza e branco), colados em estrutura metálica treliçada. Em função desses elementos e das nuances provocadas ora pela sombra, ora pela incidência de luz, surgem formas que lembram as partes de uma dobradura. As chapas perfuradas de ACM têm também a função de permitir a transmissão de luz natural para o interior da loja, através das janelas da edificação.  

“Chegamos ao conceito de um grande origami e a partir dessa ideia passamos a pesquisar como seria a execução, da maneira mais simples possível”, explica Antonio Carlos Figueira Mello, sócio do SuperLimão Studio. A criação de mockups auxiliou o entendimento do projeto e a escolha da forma mais adequada: uma peça única (estrutura metálica treliçada), que se repete por toda a fachada, tendo pontos altos e baixos e modulação para promover o efeito desejado.

Com inclinação de 45 graus, a estrutura treliçada está ancorada através de mesas de perfis metálicos, na alvenaria do prédio. Sua instalação contou com o auxílio de plataformas elevatórias, sendo os pontos de ligação  dos módulos colados in loco. A distância entre a alvenaria e a treliça é de cerca de 80 centímetros, com variações em função de sua inclinação. Sobre a estrutura foram coladas, com fita dupla face, cerca de 600 chapas de alumínio composto, beneficiadas na própria fábrica da Riccó, em São Paulo, com o uso de uma máquina puncionadeira de última geração, que realizou as operações de corte e perfuração das peças. “A ideia foi produzir todos os componentes da fachada em fábrica, para que sua montagem fosse rápida e limpa. Para isso tivemos à disposição, além de uma boa engenharia, os equipamentos da própria fábrica da Riccó.” Comenta Antonio Mello. 

As fachadas com dobraduras metálicas envolvem as vitrines que permeiam duas faces do imóvel e se conectam, na entrada da loja, virando uma peça única. Nesse encontro, como se fosse uma das pontas de um triângulo, a marquise que protege o acesso ao showroom recebeu o mesmo tratamento das fachadas, revestida com peças planas e perfuradas de ACM. Três pilares metálicos redondos transferem a carga dessa ponta da marquise para o solo e também compõem um dos elementos de uma pequena vitrine, protegida por vidros, em contraponto às demais vitrines da fachada, amplas, com fundo revestido por ACM branco para destacar as peças expostas. “Priorizamos o uso de um único material para executar o projeto”, afirma Antônio Carlos. Essa escolha, entretanto, não resulta em monotonia. Ao contrário, as várias propostas de aplicação dos painéis de alumínio composto mostram decisões projetuais de grande acerto.



Ficha Técnica

Fachada Showroom Riccó
Cliente Móveis Riccó
Local São Paulo, SP
Projeto 2015
Conclusão da obra 2016
Área das fachadas 329 m2

Arquitetura SuperLimão Studio; equipe de projeto, Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, André Sauaia, Ana Carolina Bryn
Gerenciamento ANF Engenharia
Execução das chapas de ACM Riccó
Fotos Maíra Acayaba

Texto de Cida Paiva| Publicada originalmente em Finestra na Edição 102
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora