João e Oscar Niemeyer: FGV, Rio

A Torre Oscar Niemeyer e o prédio do centro cultural, inaugurados há cerca de um ano, junto com o edifício-sede, construído em 1968, constituem o complexo Fundação Getúlio Vargas (FGV), instalado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, concluindo a execução do projeto concebido em 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Na época em que foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na década de 1950, o projeto previa a construção de duas torres paralelas da mesma altura, ligadas por um embasamento onde seriam implantados restaurantes e áreas de exposições. O panorama ao fundo seria preservado sem perder a vista para o mar. “Como da primeira proposta apenas o prédio-sede da FGV, com pilotis apoiado sobre colunas em forma de V, estava construído, havia o desejo da Fundação Getúlio Vargas de concluir o complexo, erguendo a segunda torre comercial de andar corrido e o centro cultural, com auditórios, exposições e salas multiúso”, conta o arquiteto João Niemeyer, responsável pelo projeto executado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante