Case

Realidade aumentada permite passear por projetos

Para o dia a dia de arquitetos, engenheiros e designers, a ferramenta de realidade aumentada AUGmentecture é útil ao proporcionar fácil comunicação com o cliente e contribuir para o entendimento espacial do projeto. A tecnologia possibilita percorrer volumes 3D de forma simples, por meio de aplicativo disponível tanto para tablets quanto para smartphones

A frequente preocupação de profissionais dos segmentos de arquitetura, engenharia e design com a apresentação de seus projetos foi o ponto de partida para a criação da ferramenta AUGmentecture, em outubro de 2014. A empresa, especializada em elaborar trabalhos em realidade aumentada a partir de modelos 3D previamente fornecidos, busca trazer tal ferramenta para o dia a dia desses profissionais de modo a facilitar parte de suas atividades.

Fundada por Dr. Zarik Boghossian e Alen Malekian, em Los Angeles, Estados Unidos, a empresa configura a realidade aumentada aos modelos 3D. O resultado do trabalho proporciona uma apresentação de fácil entendimento espacial por parte dos clientes e confere maior flexibilidade aos profissionais nas questões de marketing e venda dos produtos.

O funcionamento do aplicativo da AUGmentecture - disponível para tablets e smartphones iOS e Android - baseia-se em um modelo 3D desenvolvido em softwares de tecnologia Building Information Modeling (BIM). Após ser transferido para o software específico da empresa, um QR Code (Código QR) é impresso pela equipe e a visualização do volume em realidade aumentada se faz a partir do escaneamento do código pelo aplicativo disponibilizado ao público. Ao direcionar a câmera para o material impresso com o QR Code, basta movimentá‑la em vários sentidos e percorrer o projeto.

Atualmente, a empresa conta com mais de 800 usuários e clientes corporativos, incluindo o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e a revista PROJETO. Há pouco tempo, firmou parceria com a startup brasileira ARQUI4D, que também atua no mercado de inovação em visualização de projetos.

A startup foi desenvolvida e estruturada por Aline Rocha, chefe de Marketing e Vendas da AUGmentecture, e Amanda Gouveia, chefe de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da AUGmentecture, no Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

A ARQUI4D executa modelagens 3D a partir do BIM e realidades virtual e aumentada exclusivamente por meio do aplicativo da AUGmentecture. Segundo as fundadoras, a parceria entre ambas as empresas é inicial, porém, futuramente, a ARQUI4D poderá ser incorporada à AUGmentecture.

 

www.augmentecture.com
EUA +1 818 249 5522 
+55 11 95873 5919
+55 11 94921 4602

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 442
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora