Lucas Durães: Guajajaras Coworking, Belo Horizonte

Materiais criam identidade

No projeto de Lucas Durães, o Guajajaras Coworking, a primeira iniciativa foi eliminar paredes e forro, deixando à mostra instalações elétricas e hidráulicas.

A nova forma de dividir a área de 120 metros quadrados, no princípio usada como escritório de advocacia da família do arquiteto mineiro, veio com a criação da parede de marcenaria que, por apresentar módulos de acrílico dispersos, gera interessante conexão visual entre os ambientes, além de servir como biblioteca, escaninho e suporte para objetos decorativos que os usuários vão incorporando à estrutura, tornando o ambiente mais acolhedor.

Também envolvido no projeto como empreendedor, Durães buscou entender as principais demandas nesse tipo de espaço para definir o programa. A partir da recepção, é possível acessar três salas: a maior, com capacidade para 26 coworkers, a de reuniões e uma de múltiplo uso. Estas duas últimas são conectadas por painel de vidro com película refletiva, mas que também conta com persiana. A edificação, posicionada em terreno de esquina, usufruiu de abundante iluminação e ventilação naturais, possibilitadas pelas enormes janelas piso-teto ao longo das fachadas.

Utilizar o mesmo material, o compensado naval, em todo o mobiliário foi, segundo o arquiteto, importante para diminuir custos e estimular o reaproveitamento. As superfícies das mesas receberam fórmica branca brilhante e têm servido também como um tipo de lousa. Ao ganhar adesivagem nos tons turquesa, verde, vermelho e amarelo, as portas levaram cor aos ambientes marcados por paredes neutras, vigas de concreto aparente e piso em cimento com tinta epóxi cinza-claro.


Lucas Durães

Lucas Durães graduou-se pela UFMG, em 2014. Complementou sua formação no Politécnico de Milão e na Universidade de Roma - Tor Vergata, na Itália.



Ficha Técnica

Guajajaras Coworking
Local Belo Horizonte, MG
Data do início do projeto 2013
Data da conclusão da obra 2013
Área de intervenção 120 m2
Arquitetura, interiores e luminotécnica Lucas Durães
Elétrica e luminotécnica Impulso
Ar condicionado Arservice
Fotos Gabriel Castro/Reverbo

Fornecedores

Hunter Douglas, Ana Luiza Decorações (rolôs e blackouts)
Jaime Rezende (marcenaria)
Tok&Stok (arandelas)
Oppa (gaveteiros e cavaletes)
Loja Elétrica (iluminação)

Texto de Camila Gonzalez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 426
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora