PERFIL

Para ver a mata

Biselli & Katchborian Arquitetos Associados: Residência BRM, Curitiba, Paraná

Essa casa está localizada em um pequeno condomínio privado no bairro Santo Inácio, em Curitiba, não muito afastado do Parque Barigui. Vizinho à região densamente arborizada, o terreno tem ocupação restrita por causa da incidência de faixa não edificável de 30 metros ao redor de um curso d’água e o seu pano de fundo - com topografia em declive - é a área verde.

Qualificada pelo cuidadoso detalhamento das várias interfaces dos elementos de concreto - o projeto estrutural, de autoria do engenheiro Eran Urubatan Fraga, foi o vencedor do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, em 2004, na categoria obras de pequeno porte -, a arquitetura é constituída por quatro pavimentos, dois superiores e dois inferiores, distribuídos a partir de meio nível em relação à cota da rua.

A setorização ocorre em dois blocos com volumetrias distintas entre si, um deles alongado, de concreto, na porção esquerda do lote, e o outro, em forma de uma caixa quadrada (na metade oposta), que tem estrutura metálica e vedações de vidro e zinco.

São quatro dormitórios no total, um deles (a suíte principal, voltada para os fundos) localizado no térreo rebaixado, enquanto que os demais ocupam a extremidade e o miolo do volume suspenso, que parece levitar devido à existência de poucos pilares recuados, ainda, das laterais da edificação: na direção longitudinal são 7,5 metros de balanço e, no centro, há 13 metros de vão estrutural.

Todas as lajes são protendidas e as paredes são de concreto, assim como escadas e elementos do paisagismo, configurando uma elegante (uniforme) linguagem arquitetônica. Também ao rebaixar o térreo no bloco de concreto - onde estão localizadas a cozinha e a lavanderia, além da já mencionada suíte - e fazer do primeiro pavimento uma área prioritariamente aberta ou envidraçada (como se fosse, ela toda, um grande terraço), os arquitetos suavizaram o impacto visual da implantação. No mesmo sentido age a inclinação da laje de piso do térreo, que minimiza o contato da construção com o solo.



Ficha Técnica

Residência BRM
Local Curitiba (PR)
Início do projeto 2009
Conclusão da obra 2018
Área do terreno 860 m2
Área construída 520 m2
Arquitetura Biselli & Katchborian Arquitetos Associados - Mario Biselli e Artur Katchborian (autores); Débora Rodrigues Pinheiro (coordenadora); Paulo Roberto dos Santos Barbosa, Cassio Oba Osanai, Guilherme Filocomo, Claudia Zanoio (colaboradores)
Estrutura Engest -  Eran Ubiratan Fraga
Construção Green Wood
Fotos Nelson Kon

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 445
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora