Ao disputar a atenção do público com as facilidades do comércio virtual, uma loja física precisa buscar estratégias para conquistar e fidelizar clientes. Esse foi o desafio que a importadora de vinhos Mistral propôs a Arthur Casas no projeto de sua loja no Shopping JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo.
Em pouco mais de 120 metros quadrados, foi acomodado um extenso programa, que inclui área de vendas, adega, estoque, galeria interativa e ambiente de leitura, além de local para degustação no mezanino. “Pareceu natural utilizar a linha curva para integrar essa multiplicidade de espaços e evocar as percepções sensoriais ligadas ao vinho”, explica Casas.
1 / 8Tecnologia interativa associada à arquitetura é um dos meios do projeto para fidelizar clientes
2 / 8O espaço de degustação ocupa o mezanino
3 / 8Na sala de leitura, os livros ficam presos entre as ripas
4 / 8Detalhe das projeções na mesa da galeria interativa
5 / 8Galeria interativa. A textura da madeira e a iluminação difusa valorizam o espaço
6 / 8 Inseridas em expositores de vidro branco, as garrafas parecem flutuar
7 / 8Painéis espelhados ocultam telas de led que, quando acionadas, expõem informações sobre os vinhos
8 / 8O ripado acompanha as galerias de acesso e interativa, que está delimitada por vidro
O resultado é um percurso sinuoso em que se descobrem gradativamente esses espaços, todos marcados pela presença da madeira em diferentes formatos e texturas. O forro rebaixado, que parece flutuar sobre a loja, embute luminárias para propiciar uma iluminação difusa.
O piso alterna acabamento em concreto e madeira. A forma lúdica de apresentação do produto procura atrair um novo público e permitir que os iniciados aprofundem seus conhecimentos sobre a bebida.
Expositores de diferentes formatos receberam acabamento em vidro branco, um pano de fundo neutro que valoriza as garrafas pelo contraste entre o claro e o escuro.
A forma de fixação das garrafas dá a impressão de que elas flutuam junto do display, ao longo do trajeto até a galeria interativa, quase no centro da planta. Nos dois lados do percurso, os expositores são acompanhados por uma faixa de painéis espelhados que ocultam telas de led.
Quando acionadas pelo toque das garrafas brancas, estrategicamente distribuídas entre as demais, as telas expõem informações sobre os vinhos de cada seção. Na galeria interativa, o destaque é a grande mesa de desenho irregular com uma tela no tampo.
Movimentando como mouses as garrafas dotadas de sensores, o cliente faz com que sejam projetadas sobre a mesa as mais variadas informações sobre o produtor, o tipo de vinho e a safra. É possível ter várias projeções simultaneamente.
A galeria dá acesso ao espaço de leitura, no fundo da loja, no qual livros raros são guardados entre as ripas que se prolongam até o piso. A adega de pé-direito duplo volta-se para o mezanino, onde fica o espaço de degustação.
Ela é separada da galeria interativa por meio de uma porta de vidro e conta com ar-condicionado próprio, para manter o vinho em temperaturas adequadas a sua preservação. As laterais funcionam como área de estoque.
Arthur Casas (FAU/Mackenzie, 1983) é titular do escritório que leva seu nome e que mantém sedes em São Paulo e Nova York, desenvolvendo projetos de arquitetura e interiores, comerciais ou residenciais. Já conquistou diversos prêmios, tais como Red Dot Design Award (2008), 12ª Bienal de Buenos Aires (2009) e Design Award (2010). Em 2012, venceu por unanimidade o Concurso Público Nacional de Ideias para a Requalificação dos Largos do Pelourinho – Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro d’Água -, em Salvador.
1 / 2Térreo / Mezanino
2 / 2Corte AA
Fornecedores
Clamon (marcenaria);
Primo Vidros (vidros);
RB (piso de madeira);
Mr. Cryl (piso de concreto);
Serradura Oikos, Ventana (iluminação)
Ficha Técnica
Loja Mistral
Local São Paulo, SP
Início do projeto 2011
Conclusão da obra 2012
Área total 126,73m²
Arquitetura Studio Arthur Casas - Arthur Casas (autor); Raphael França e Joana Oliveira (coautores); Cristiane Trolesi (coordenadora); Gabriel Ranieri, Maria Alice Carvalho e Mariana Santoro (equipe)
Construção Souza Lima
Consultorias Studio Serradura (luminotécnica); Art des Caves (adega); K2P (instalações elétricas e hidráulicas); SuperUber (tecnologia); Future Brand (comunicação visual)
Fotos Fernando Guerra