ArcoWeb

Pileggi Arquitetura: Escritório, São Paulo

Funcionalidade sem esquecer a tradição

O projeto diferencia-se pela ausência de uma área exclusiva para biblioteca e caracteriza-se pelo uso de divisórias baixas ou de vidro, determinantes na obtenção de um espaço panorâmico e bem iluminado

A proposta de interiores desenvolvida por Sérgio Pileggi, Maurício Patrinicola e Nora de Queiroz, do estúdio Pileggi Arquitetura, apresenta uma abordagem atual para a típica sobriedade dos escritórios de advocacia. 

O tradicional escritório de advocacia, composto por dois titulares e 11 advogados associados, estava instalado em um prédio antigo, no centro de São Paulo. Mais que a busca de um endereço nobre, a transferência para um edifício contemporâneo no bairro do Itaim-Bibi, na zona sul, tinha o intuito de simbolizar a modernização da empresa.

Foi nomeada uma comissão de advogados para definir os rumos do projeto com os arquitetos. Isso resultou numa proposta de grande aceitação interna, com elementos típicos dos escritórios de advocacia - tais como o uso intenso de madeira e tonalidades sóbrias -, mas em abordagem dinâmica e atual.

A nova sede ocupa um pavimento do edifício New Century (leia PROJETO DESIGN 279, maio de 2003), que oferece lajes de mil metros quadrados em forma de U, em torno do core. Segundo o arquiteto Maurício Patrinicola, a escolha desse espaço de boa qualidade e infra-estrutura facilitou a criação de um escritório integrado, marcado pela unidade visual.

O conjunto possui duas entradas, uma delas exclusiva para funcionários. Sóbria e contemporânea, a recepção principal dá acesso à sala de espera e a dois setores independentes. À direita de quem entra, localiza-se o atendimento ao cliente, formado por cinco salas de reuniões. Duas delas são separadas por divisórias removíveis, a fim de permitir a unificação do espaço quando necessário. A ambientação austera é definida apenas por mesas moldulares com tampos de mármore, poltronas de couro, carpete em placas e forro acústico. O bloco é complementado por uma segunda sala de espera, fechada e equipada com computador.

O segundo setor, ao qual o cliente não tem acesso, abrange as salas dos advogados. Elas estão alinhadas na periferia da laje - com as duas quinas principais reservadas para os titulares - e são delimitadas por divisórias de vidro com persianas e portas de madeira. A opção pelo vidro assegurou a iluminação natural nas áreas centrais panorâmicas, ocupadas por ilhas específicas para estagiários e para secretárias.

Uma das características interessantes do projeto é a ausência de um ambiente exclusivo para a biblioteca, que geralmente serve como cartão de apresentação dos escritórios. A comissão de advogados considerou mais prático para o dia-a-dia dispor os livros em prateleiras espalhadas pelo setor operacional. Há ainda uma área livre, reservada para ampliações.



Ficha Técnica

Escritório de advocacia
Local São Paulo, SP
Início do projeto 2005
Conclusão da obra 2005
Área de intervenção 900 m²
Interiores Pileggi Arquitetura - Sérgio Pileggi, Maurício Patrinicola e Nora de Queiroz (autores); Ísis Toledo e Maurício Antonini (colaboradores)
Gerenciamento Pa3Arquitetura - Amanda Marciano e Alexandre Kuroda
Luminotécnica Heidy de Moura
Instalações Corner (elétrica); Criarq (hidráulica)
Ar condicionado EPT
Obra civil Jaime Gacitua Estrada
Fotos Antônio Saggese

Fornecedores

Inter face, Tate (carpetes)
FAC (persianas)
Marcenaria Almudena (divisórias e marcenaria)
Hufcor (divisória retrátil)
Controler (controle de acesso)
Interplac (gesso)
Trans-elétrica (luminárias)
Alberflex, Angelo Arte, Clássica Design, Escriba, Fernando Jaeger, Giroflex, Jacqueline Terpins, Teperman (mobiliário)
Ecco Servizi (mármores e granitos)
Tecnocolor (pintura)
Nova Vidros (vidros)
Artefacto (tecidos)
ColdControl (instalações de ar-condicionado)

Texto de Nanci Corbioli| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 311
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

PROJETOdesign e FINESTRA agora também para tablets!
Grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nossos conteúdos também em tablets e sem custo extra.

Assine agora