Case

Aço e livros em destaque

Ao subir a escada rolante que leva ao primeiro pavimento do Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista, o visitante fica diante de uma estante com 32 metros de comprimento, projetada pelo escritório Andrade Morettin - autor da arquitetura do edifício - e executada em aço pela Art Steel, empresa que também desenvolveu um forro modular transparente para diversos ambientes

O escritório Andrade Morettin posicionou a estante da biblioteca do IMS São Paulo próxima às escadas rolantes que partem do pavimento térreo. Esse extenso elemento em aço dialoga com o ambiente externo a partir do vazio central, e é percebido pelo usuário assim que ele decide entrar nos interiores da sede paulistana do instituto.

“Quem sobe a escada rolante consegue desfrutar e entender um pouco qual é o programa daquele primeiro ambiente. Com o vidro, que separa o usuário que está entrando no museu da biblioteca, dá para ter uma ideia da dimensão do acervo, dá para ver as pessoas estudando”, explica o arquiteto Marcelo Rosa, sócio do Andrade Morettin.

Com capacidade para reserva e amostra de cerca de 11 mil livros, a estante em aço com 32 metros de comprimento foi executada e fixada diretamente no core de concreto do primeiro andar pela empresa Art Steel.

Segundo Marcelo, o sistema metálico foi escolhido por três motivos principais: tinha que ser um elemento pré-fabricado; fazer transferência de carga, já que o peso da estante não podia ser jogado no piso; e ter uma linguagem que acompanhasse a estética do IMS.

Do térreo, que conta com forro transparente executado em aço inox, é possível ver a ampla estante em aço (Foto: Nelson Kon)

Em sua sede em Guarulhos, São Paulo, a Art Steel concebeu todos os módulos da estante seguindo as medidas estabelecidas no projeto. A montagem aconteceu in loco e a fixação tirou proveito de agulhas existentes no concreto. “A estante é toda espaçada da parede e, devido a sua grandeza, o alinhamento foi um desafio”, revela Nabi Husni Alouan, diretor da Art Steel.

A empresa também foi responsável pelo forro de aço inox aplicado no primeiro e segundo subsolos, térreo, primeiro pavimento (salas de aula) e nono andar. O projeto arquitetônico previa que esse elemento tivesse transparência para mostrar a materialidade das vigas, mas que ocultasse as grelhas de ar condicionado. “É um forro que a gente gosta muito, porque quando o visitante olha mais no horizonte, ele ganha um plano horizontal muito forte, e ao olhar para cima, fica totalmente transparente”, explica o arquiteto.

Com detalhes acertados em conjunto pelo Andrade Morettin e pela Art Steel durante o processo (assim como ocorreu no projeto da estante), esse forro é totalmente modular e flexível, facilitando a manutenção das instalações. “A Art Steel tem capacidade de produção à altura do projeto, no sentido de ter mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, uma fábrica muito bem estruturada. Também conseguiu atender às demandas em prazos surpreendentes”, comenta Marcelo.

www.artsteel.com.br
(11) 2455-9044
(11)2497-2545



Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 440
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora