Brasil Arquitetura e Isa Grinspum Ferraz: Cais do Sertão Luiz Gonzaga, Recife

Sertão e mar, duas realidades nordestinas contrastantes, estão reunidos no projeto do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, museu interativo e de objetos inaugurado em maio passado na região histórica do Recife Antigo com a proposta de discorrer sobre a vida e a cultura sertanejas a partir da trajetória do Rei do Baião, que viveu de 1912 a 1989. O projeto vem sendo maturado desde 2009 a partir de uma encomenda federal que migrou para ação estadual e, no que diz respeito à arquitetura e à museografia, é fruto da parceria entre o escritório Brasil Arquitetura e o de Isa Grinspum Ferraz. O Cais do Sertão estará completamente implantado apenas em 2015, ano previsto para a inauguração do edifício novo, contíguo ao galpão já em funcionamento.

“Não se engane com a escala”, alerta a pernambucana há muito radicada em São Paulo Isa Grinspum Ferraz, referindo-se à aparente concisão espacial do galpão que abriga a parte já inaugurada do Cais do Sertão Luiz Gonzaga. Comparados à densa malha museográfica do conjunto, sua área retangular de piso (cerca de 1,6 mil metros quadrados) e o pé‑direito duplo parecem pequenos à primeira vista, mas são amplos o suficiente para dar liberdade à proposta expositiva, assinala a autora do projeto curatorial. “Coube muita coisa”, ela afirma, com a experiência de quem já fez a curadoria da transformação de parte de uma estação de trem no Museu da Língua Portuguesa, na região da Luz, em São Paulo, em conjunto com Paulo e Pedro Mendes da Rocha (leia PROJETOdesign 315, maio de 2006). A proposta de criar um museu contemporâneo, onde os espaços interajam com transparência e a convivência social seja tão importante quanto a integração com os suportes expográficos – ora baseados em tecnologia digital, ora constituídos por obras de arte feitas sob encomenda para o museu -, foi a diretriz do projeto museológico de Isa, que assinala: “O mais difícil foi selecionar o que manteríamos da extensa pesquisa. No Cais do Sertão, ficou apenas o sumo”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante