Prêmio AsBEA 2008: Premiados

Volumetria favorece potencial construtivo

Dino Damiani Arquitetos + Designers
Edifício Villagio di Carrara
Categoria edifícios residenciais

A composição de volumes foi utilizada por Dino Damiani Neto para inserir o edifício residencial no lote semicircular, em Porto Alegre. Blocos contíguos abrigam os setores íntimo, social e de serviços, com melhor aproveitamento do potencial construtivo e área de estar voltada para a zona de proteção ambiental vizinha. Boa parte do projeto se deteve na criação da volumetria, com o estudo preliminar de inúmeras composições entre os blocos funcionais.

A maior face do lote era justamente aquela voltada para a via de acesso à edificação, o que gerava a interferência restritiva de recuos de toda ordem. Afastando-se o edifício do alinhamento frontal, assim, restava relativamente pouca área disponível para a construção, o que, em conseqüência, sugeria a criação de um volume compacto.

Porém, a forma irregular do lote demandava ainda o desmembramento dessa implantação concisa em blocos funcionais componíveis, de modo a serem preservados os alinhamentos com as duas laterais menores do terreno.

O resultado é uma edificação em que a área semicircular de estar faz a transição entre o volume retangular dos dormitórios, localizados na face noroeste, e o bloco da circulação vertical de serviço, marcado pela fachada cega. Essa área social, incluindo a varanda a ela contígua, é envidraçada em toda a sua extensão, o que configura a identidade do projeto.

O edifício está localizado em zona predominantemente residencial da cidade, onde existem poucas opções de área para construção. Assim, conforme assinala o arquiteto, o plano de negócios vinculado à arquitetura foi fator decisivo para a escolha do projeto pelos proprietários-empreendedores, tendo-se constituído uma espécie de concorrência informal entre estudos propostos por outros profissionais.

Além da boa ocupação do lote, o projeto de Damiani determinou, em face da localização privilegiada do edifício, a criação de apenas um apartamento por andar. Destaca-se ainda a leveza da volumetria e a simplicidade dos acabamentos externos que enfatizam o desenho semicircular do estar/varanda, bem como as faixas horizontais presentes na paginação do granito, cerâmicas e plaquetas das fachadas.

Desde sua formação, em 1989, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dino Damiani Neto desenvolve projetos para o mercado imobiliário de Porto Alegre, sobretudo de condomínios residenciais e edifícios comerciais.


Dino Damiani



Ficha Técnica

Edifício Villagio di Carrara
Local Porto Alegre, RS
Data do início do projeto 2003
Data da conclusão da obra 2007
Área do terreno 1.206,77 m²
Área construída 5.544,96 m²
Arquitetura Dino Damiani Arquitetos + Designers - Dino Damiani Neto (autor); Lúcia Camargos Melchiors (colaboradora)
Elétrica e telefonia Helena Toríbio Leão
Estrutura Projetak
Projeto hidrossanitário Ana Urruth
Paisagismo Jane Fleck
Perspectivas eletrônicas Imagem & Design
Construção Motta & Bortolotto
Fotos Dino Damiani Neto

Fornecedores

Arte e Móveis (esquadrias de madeira)
B&D (vidros)
Belgo (aço)
D’Corbelini (mármores e granitos)
Deca (louças e metais sanitários)
Gail (plaquetas cerâmicas)
Imab (fechaduras)
Kadesc (esquadrias de alumínio)
Kresil (tintas)
Otis (elevadores)
Portobello (pastilhas)
Portobello, Portodesign (cerâmicas)

Texto de Redação| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 346
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora