Prêmio AsBEA 2008: Menções Honrosas

Casa da árvore satisfaz sonhos e devaneios infantis

Diana Malzoni Arquitetura e Urbanismo
Casa da árvore
Categoria projetos especiais

Os sonhos e desejos de algumas crianças foram o ponto de partida para Diana Malzoni dar forma ao que ela chama de casa‑mirante - mas que para meninos e meninas é mesmo casa da árvore. “Na minha infância, imaginava figuras e situações definidas pelas nuvens, que assustavam. Hoje, nossas crianças sonham alto e possibilitam o diálogo e a troca”, discorre a autora, explicando as diferenças entre as gerações e os motivos que a levaram a criar a casa-brinquedo.

O delicado objeto resultou da troca de idéias e experiências pessoais e profissionais. O projeto foi cuidadosamente pensado, uma vez que a casa está apoiada sobre uma árvore que sofre a incidência de fortes ventos, vindos do mar e da terra. Toda essa carga é sustentada pelo tronco. O acesso à casa é feito por uma ponte que se liga ao deque. Esta é móvel, para que a ação dos ventos não ocasione a ruptura das estruturas.

A casa-mirante tem como cobertura um ripado de madeira com placas de policarbonato alveolar - no centro, uma calha-funil é chuveiro em dias de chuva e luminária durante a noite. O piso funciona como uma braçadeira regulável, que permite ajustes para acompanhar o desenvolvimento da árvore. “Acrescentamos um elastômero entre a braçadeira e a árvore e sobre esse material bolinhas de gude que permitem o escoamento de águas pluviais”, explica a autora, que é formada pela FAU/USP, em 1973.


Diana Malzoni

Ficha Técnica

Casa da árvore
Local Ilhabela, SP
Data do início do projeto 2006
Data da conclusão da obra 2008
Área do terreno 1.700 m2
Área construída 4,7 m2 (casa); 5,8 m2 (ponte)
Arquitetura Diana Malzoni (autora); Luciane Vaz (colaboradora)
Estrutura Cláudio Mantovani
Construção Geraldo Alves
Fotos Renato Sertório e Moira Malzoni

Fornecedores

Day Brasil (policarbonato alveolar)

Texto de Redação| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 346
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora