Prêmio AsBEA 2008: Premiados

Configuração espacial facilita integração

Athié Wohnrath Associados Projetos e Gerenciamento
Banco Pactual
Categoria arquitetura corporativa

As instalações do Banco Pactual que ocupam o nono e o décimo andares do edifício Birmann 29, na zona sul de São Paulo, baseiam-se em desenho do escritório Athié Wohnrath, que, com esse trabalho, ganhou o prêmio na categoria arquitetura corporativa. A instituição financeira pretendia, com a mudança, ter condições de trabalho mais confortáveis, e o projeto supriu a demanda com soluções espaciais que estimulam a integração.

Banco de investimentos e gestão de ativos, o Pactual ocupa, desde 2006, o nono e o décimo andares do Birmann 29, projetado pelo escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM). A transferência para esse espaço deu-se em busca de maior conforto e comodidade para seus colaboradores, mas também para proporcionar maior integração entre eles.

O escritório Athié Wohnrath foi contratado para projetar as instalações (depois o Pactual se tornaria UBS Pactual, ao ter seu controle transferido para a corporação suíça, e ocuparia também o oitavo andar) e desenhou soluções que facilitaram espacialmente essa integração.

Fazendo uso de paredes envidraçadas translúcidas em certos setores e recorrendo às divisórias de madeira em outros, a empresa do arquiteto Sérgio Athié (FAU/Mackenzie, 1981) e do administrador de empresas Ivo Wohnrath (FGV, 1985) obteve resultado de sóbria e contemporânea elegância.

O programa levou os autores a propor a ocupação de cada pavimento com uma das duas áreas capitais da instituição. Assim, o setor de atendimento a clientes fica no piso inferior, enquanto às atividades operacionais foi reservado o andar de cima. Os pavimentos se comunicam por uma escada interna inserida em abertura rasgada na laje, próximo da parte traseira dos elevadores.

O prédio possui planta de conformação retangular, com circulação vertical central. Dentro dessa geometria, no nono andar, as áreas de trabalho ocupam, predominantemente, as laterais mais longas; as salas de reuniões maiores e o auditório estão situados nos lados menores. No andar superior, quatro conjuntos de mesas com postos de trabalho lado a lado dispõem-se nas faces mais extensas do edifício.

Athié informa que, nos ambientes de trabalho, recorreu a placas metálicas curvas fixas no forro como elemento acústico e luminotécnico, rebatendo a luz emitida por luminárias instaladas no mobiliário - o projeto de lighting design foi realizado pelo estúdio Senzi Consultoria Luminotécnica. “O sistema de automação da iluminação permite dimerização e controle automático de intensidades de acordo com a quantidade de luz natural”, explica o arquiteto.

Nos ambientes destinados ao recebimento de clientes, auditório, salas de reuniões, lounges e café/copa, os espaços são amplos e seus tamanhos diversificados permitem diferentes usos e composições, facilitando a reordenação de layouts para atender necessidades específicas.


Ivo Wohnrath e Sérgio Athié



Ficha Técnica

Banco Pactual
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2005
Data da conclusão da obra 2006
Área de intervenção 2.600 m2
Arquitetura Athié Wohnrath Associados Projetos e Gerenciamento - Sérgio Athié e Ivo Wohnrath (autores)
Luminotécnica Senzi Consultoria Luminotécnica
Elétrica CTFP
Hidráulica MDH
Ar condicionado EPT
Fotos Andrés Otero

Fornecedores

Escriba (mobiliário)
Herman Miller, Way Design (assentos)
Milliken (carpetes)
Abatex (divisórias industriais)
Bairrada (marcenaria)
Motriz (elétrica)
Air Time (ar-condicionado)
Wall Lamps, Bertolucci (luminárias)
Di Mármore (pedras)
Dpot (mobiliário especial)
Dimoplac (divisórias removíveis)
Bravargen (revestimento vinílico)
Brest Company (obras civis)
Interplac (gesso acartonado)
Cast Solutions (forro modular e persianas)
Plasmont (escada e estruturas metálicas de forro)
Aceco (arquivo deslizante)
DMI (cabeamento)
Controller (controle de acesso e arquivo deslizante)
Lady (painéis acústicos)

Texto de Redação| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 346
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora