Opera Prima 2009

Conheça os premiados
na 21ª edição


OPERA PRIMA E O IAB
O concurso Opera Prima chega ao 21º ano, graças à atual parceria entre o IAB, a revista PROJETO DESIGN, a Joy Eventos e a empresa patrocinadora Braskem. A estimativa de 100 mil arquitetos habilitados no país e a existência de mais de 200 escolas de arquitetura no Brasil, que a cada ano credenciam cerca de 7 mil profissionais, formam um contexto que merece especial atenção por parte do IAB, pois implica conexão direta com o atendimento do espaço habitado e a elevação da qualidade de vida.

Os 433 trabalhos entregues foram analisados por um corpo de jurados qualificados, o que resultou na classificação dos premiados e certamente reflete a fundamental importância do ensino nas escolas de arquitetura.

Com o Opera Prima, organizado de acordo com o Regulamento de Concursos do IAB, a instituição cumpre algumas de suas principais finalidades: promover o relacionamento entre o exercício profissional e a formação do arquiteto; defender o desenvolvimento constante do relacionamento interdisciplinar e interprofissional no ensino e no exercício profissional; concorrer para a boa organização dos concursos de arquitetura dentro das normas estabelecidas.

A oportunidade de os formandos apresentarem suas ideias a um fórum nacional tem conferido inestimável valor à capacitação das novas gerações de arquitetos brasileiros. Quem ganha é a sociedade.

Aos acadêmicos participantes do 21° Opera Prima, nossas congratulações.
Bem-vindos à profissão.

João Virmond Suplicy Neto - Presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil

VOCAÇÕES PROMISSORAS
Pelo sexto ano consecutivo, a Braskem apoia o prêmio Opera Prima, voltado aos formandos de arquitetura e urbanismo de todo o Brasil. O país é reconhecido como uma rica fonte de talentos nessa área e nada melhor do que um prêmio para estimular as vocações promissoras que estão saindo das universidades brasileiras.

Além de identificar os jovens talentos da arquitetura nacional, o prêmio serve como incentivo e reconhecimento aos professores que orientam os alunos na criação de novas soluções. Na interação entre o conhecimento sólido transmitido pelos mestres o arrojo e o idealismo dos formandos se constroi o futuro da arquitetura e do urbanismo no Brasil.

Para aproveitar ao máximo a criatividade dos jovens talentos, a Braskem criou, há seis anos, a categoria especial Projetando com PVC, destinada aos estudantes que utilizam esse material em suas propostas. Pelo excelente desempenho e versatilidade que oferece, o PVC proporciona múltiplas opções de construção ao projetista através do sistema Concreto PVC, indicado para diferentes aplicações e em diversos segmentos.

O sucesso duradouro do prêmio Opera Prima é o resultado da dedicação e do engajamento de parceiros tão relevantes como o Instituto de Arquitetos do Brasil, a revista PROJETO DESIGN e a Joy Eventos, aos quais a Braskem agradece. E aproveita o ensejo para homenagear os professores e os alunos que garantem a qualidade dos projetos e a importância do prêmio.

Bernardo Gradin - Presidente da Braskem


No 21º Opera Prima concorreram 433 trabalhos de 128 cursos de arquitetura e urbanismo, dos quais 128 finalistas foram selecionados regionalmente. Na etapa final de julgamento, a Região 1 (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) participou com 38 projetos, a Região 2 (São Paulo) com 40, a Região 3 (Rio de Janeiro e Espírito Santo) com 11, a Região 4 (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) com 13 e a Região 5 (Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins) com 26.

O Prêmio Projetando com PVC, instituído pela Braskem, contou com 49 concorrentes (14 deles competindo também no Opera Prima).

Comissão julgadora nacional: Anne Marie Sumner (SP), Cleusa de Castro (PR), Elane Ribeiro Peixoto (GO), Paulo Cardoso da Silva (CE) e Valéria Hazan (RJ); Luciano Rodrigues Nunes e Carlos Felipe de Almeida (Prêmio Projetando com PVC).

Confira abaixo os vencedores desta edição:

Ideias para a Avenida Brasil - Lina Motta Corrêa

Ensaio sobre a cidade - Antonio Pedro Soares Leite Ribeiro Coutinho

Cine Mambembe - Lílian Soares de Avellar

Faculdade de Dança - Camilla Murta Itacaramby

Ponte Digital de Apoio - Fabiano Murad de Pinho

Menções Honrosas:

Categoria especial - Projetando com PVC:

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 354
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora