Opera Prima 2006

Conheça os projetos premiados na 18ª edição

APREÇO E CONSIDERAÇÃO
O Opera Prima é uma das premiações às quais nossa entidade dedica grande apreço e consideração, tanto pela longa trajetória, quanto por ser um concurso que permite a participação e a distinção de nossos mais novos colegas profissionais. Foi ao longo de seus 18 anos de existência que muitos nomes, agora já conhecidos pela boa produção, iniciaram suas carreiras.

Ao Instituto de Arquitetos do Brasil cabe parabenizar todos os concorrentes, principalmente os vencedores, pelos belíssimos trabalhos apresentados, além de cumprimentar a Braskem, pela iniciativa de mais uma vez construir, junto com o IAB, a revista PROJETO DESIGN e a Joy Eventos, a grandeza desse evento. Associado à recente premiação Projetando com PVC, ele vem valorizar os novos arquitetos brasileiros.

Por fim, gostaríamos de homenagear o colega José Carlos Ribeiro de Almeida, o Zeca, membro atuante do IAB e eterno lutador pelas causas dos arquitetos brasileiros. Falecido no decorrer desta última premiação, que o tinha como consultor, ele esteve presente desde a primeira edição do concurso, contribuindo para o sucesso hoje alcançado.

Gilberto Belleza - Presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil


JOVENS TALENTOS
Inovação e universidade tradicionalmente caminham juntas e, não por acaso, constituem dois focos importantes de atenção para a Braskem, como parte de sua estratégia para a criação de valor e aumento da competitividade em toda a cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos. Nesse contexto, a Braskem está muito satisfeita em poder contribuir com seu patrocínio, pelo quarto ano consecutivo, para a realização do Opera Prima, que se consolida a cada nova edição como a principal premiação nacional voltada aos futuros profissionais de arquitetura e urbanismo.

O vínculo do Opera Prima com a universidade é claro e se estabelece pelo fato de o evento atrair número cada vez maior de formandos das principais faculdades de arquitetura e urbanismo do país. Com criatividade e ousadia, próprias dos jovens talentosos e idealistas que freqüentam nossas universidades, eles têm dado contribuição relevante, com seus projetos, para a renovação dos conceitos arquitetônicos e a experimentação de materiais pouco tradicionais na construção e na melhoria de espaços públicos e privados.

Com a categoria especial Projetando com PVC, a Braskem estimula o desenvolvimento de projetos baseados na versatilidade e no alto desempenho proporcionados por essa resina. Dessa forma, abrem-se oportunidades para soluções competitivas e inovadoras, que cada vez mais aproximam o Brasil do estado-da-arte em projetos e sistemas construtivos em PVC, consagrados mundialmente.

Aos professores e orientadores, a Braskem presta homenagem por essa excelente safra de novos profissionais que ajudaram a formar e que agora chegam ao mercado. Ao IAB e à revista PROJETO DESIGN, pioneiros na organização do prêmio, o reconhecimento por essa trajetória de sucesso.

O patrocínio ao Opera Prima também proporciona à Braskem a oportunidade de contribuir para a valorização de novos talentos em áreas profissionais afins a sua atividade.

Luís Fernando Sartini Felli - Vice-presidente da Unidade Vinílicos da Braskem S.A.

Nesta edição do concurso, foram recebidos 476 trabalhos, oriundos de 107 escolas de arquitetura de todo o Brasil. Deles, cem foram selecionados regionalmente para a fase final, em que se destacaram 25 projetos: cinco premiações e 20 menções honrosas. Para a categoria especial Projetando com PVC, foram classificados cinco trabalhos, dos quais dois receberam prêmio oferecido pela Braskem.

COMISSÃO JULGADORA
O júri da fase final do Opera Prima foi composto por Bruno Ferraz (PE), Carlos Fernando de Andrade (RJ), Carlos Maximiliano Fayet (RS), Decio Tozzi (SP) e Orlando Correa Sampaio (MS). Na categoria especial Projetando com PVC, ao corpo de jurados integraram-se ainda José Carlos Pierucetti e Luciano Rodrigues Nunes.

REGIÕES
Região 1 - Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Região 2 - São Paulo
Região 3 - Rio de Janeiro e Espírito Santo
Região 4 - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
Região 5 - Amazonas, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Tocantins

José Carlos Ribeiro de Almeida (1938-2005)

Falecido no final de 2005, José Carlos Ribeiro de Almeida foi um dos criadores o prêmio Opera Prima. Ele teve participação fundamental no grupo formado em 1988, por Vicente Wissenbach, então editor da revista PROJETO, com o propósito de encontrar uma fórmula expressiva para publicar trabalhos de conclusão de curso de estudantes de arquitetura. Valendo-se de sua experiência, Zeca, como era conhecido, elaborou o regulamento e definiu a formatação básica de um concurso - o Opera Prima, que, este ano, chegou à 18ª edição.

O IAB/SP, que já fazia parte do grupo original, passou a integrar oficialmente a iniciativa, em conjunto com a Abea, na época presidida por Carlos M. Fayet, que colaborou decisivamente na organização. Zeca foi o consultor do evento nas cinco edições iniciais e novamente a partir da 13ª premiação, sendo o coordenador do júri, o principal responsável pelo constante aprimoramento do concurso e defensor incansável de sua integridade.

Formado em 1964 pela Universidade Mackenzie, instituição em que lecionou por mais de 15 anos, Zeca atuou também em vários órgãos e entidades do setor. Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (Sasp); vice-presidente e conselheiro do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento de São Paulo e membro dos conselhos estaduais do Meio Ambiente e da Cultura.


Confira abaixo os projetos premiados nesta edição:

Complexo Hospitalar Montável para Situações Emergenciais e Preventivas - André de Giacomo

Requalificação da Pedreira do Morro Santana - Marta Floriani Volkmer

Reconstruir a Casa e Alegrar a Vida: Reconstrução do Cortiço 27 e da Cidadania em Niterói - Danielle Benedicto

Cirque de Voyage: Arquitetura para um Circo Itinerante - Lorena Faria Lima

Cenares - Centro de Artes Espontâneas - Autor - Igor Macedo de Araújo

Menções Honrosas:

Categoria especial - Projetando com PVC:


Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 319
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora