Opera Prima 2005

Confira os projetos premiados na 17ª edição

REFERÊNCIA E ENTUSIASMO
Realizada há quase duas décadas, a premiação Opera Prima já se tornou uma referência para escolas, professores e, principalmente, formandos de arquitetura e urbanismo.

Além do cotejo entre a produção das escolas, com suas diferenças regionais, de estrutura em cada curso, da ênfase em diferentes tendências e estilos, há uma clara demonstração do envolvimento e entusiasmo dos quase-arquitetos na solução, com talento e competência, de temas de grande complexidade.

Muito mais que simples exercício curricular, os trabalhos apresentados são uma demonstração da capacidade profissional de cada um dos participantes. E, independentemente de terem sido finalistas e recebido prêmio ou menção honrosa, o fato de estar entre os selecionados pela instituição de ensino para participar do prêmio Opera Prima constitui uma certidão de competência, que é o primeiro item de seu currículo profissional, atestado por seus mestres orientadores. Já os finalistas recebem um atestado de excelência, conferido por uma comissão julgadora de reconhecido tirocínio.

Para a profissão como um todo e para a sociedade em geral, esses trabalhos são uma demonstração da capacidade dos novos arquitetos de contribuir na solução dos problemas sociais com perícia e na construção de forma sustentável da nação.

Esse evento não seria possível e não teria a importância que tem, não fossem o empenho dos estudantes, a dedicação dos mestres orientadores e de todos os envolvidos na sua organização e patrocínio, tanto desta edição como das anteriores.

Demetre Anastassakis - Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil


ESCELENTE SAFRA
A Braskem tem grande satisfação em patrocinar pela terceira vez um projeto com a importância do Opera Prima, que a cada nova edição desperta maior interesse dos futuros profissionais de arquitetura e urbanismo.

A alta qualidade dos projetos inscritos valoriza o mérito e a criatividade dos ganhadores, a quem a Braskem parabeniza. Aos professores e orientadores, a homenagem por essa excelente safra de novos profissionais que ajudaram a formar e que agora chega ao mercado. Ao IAB e à revista PROJETO DESIGN, precursores e organizadores desse prêmio, o reconhecimento pela trajetória de sucesso.
O patrocínio do prêmio Opera Prima proporciona à Braskem a oportunidade de contribuir para o destaque de novos talentos em áreas profissionais afins a sua atividade.

Com a categoria especial Projetando com PVC, a Braskem traz à premiação um estímulo para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos baseados na versatilidade e no alto desempenho proporcionado pelo PVC. Assim, abre espaço para soluções competitivas e inovadoras, que cada vez mais aproximam o Brasil do estado-da-arte em projetos e sistemas construtivos em PVC, consagrados mundialmente.

Roberto Lopes Pontes Simões - Vice-Presidente da Unidade da Braskem S.A.


CONCURSO OPERA PRIMA 2005
Com 488 trabalhos inscritos, oriundos de 108 escolas de arquitetura do Brasil, o concurso Opera Prima 2005 teve 108 selecionados regionalmente para a fase final, que destacou apenas 25 trabalhos. Destes, 20 receberam menção honrosa e cinco foram premiados. Para a categoria especial Projetando com PVC foram apresentados 30 trabalhos, com cinco finalistas e, dentre eles, dois premiados.

Confira, a seguir, o número de inscritos e a relação dos selecionados, nas cinco regiões definidas pelo concurso, e a composição das comissões regionais e nacional que avaliaram os trabalhos:

Região 1 - Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Escolas participantes: 27 - Trabalhos inscritos: 120
Selecionados: 27 - Finalistas: 9
Premiados: 1 - Menções: 8
Premiado (Projetando com PVC): 0
Menções (Projetando com PVC): 1

Região 2 - São Paulo
Escolas participantes: 35 - Trabalhos inscritos: 186
Selecionados: 35 - Finalistas: 5
Premiados: 2 - Menções: 3
Premiado (Projetando com PVC): 1
Menções (Projetando com PVC): 1

Região 3 - Rio de Janeiro e Espírito Santo
Escolas participantes: 9 - Trabalhos inscritos: 45
Selecionados: 9 - Finalistas: 1
Premiados: 0 - Menções: 1
Premiado (Projetando com PVC): 0
Menções (Projetando com PVC): 1

Região 4 - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
Escolas participantes: 13 - Trabalhos inscritos: 43
Selecionados: 13 - Finalistas: 5
Premiados: 1 - Menções: 4
Premiado (Projetando com PVC): 0
Menções (Projetando com PVC): 0

Região 5 - Amazonas, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Tocantins
Escolas participantes: 24 - Trabalhos inscritos: 94
Selecionados: 24 - Finalistas: 5
Premiados: 1 - Menções: 4
Premiado (Projetando com PVC): 1
Menções (Projetando com PVC): 0


COMISSÃO JULGADORA
O júri da fase final do Opera Prima foi composto por Alberto Botti (SP), César Dorfman (RS), Luiz Carlos Toledo (RJ), Pasqualino Magnavita (BA) e Paulo Henrique Paranhos (DF), tendo como consultores José Carlos Ribeiro de Almeida (indicado pelo IAB) e Vanilda Sganzerla (Joy Eventos). Ronaldo Rezende (RS) e Luciano Nunes (Braskem) fizeram parte do julgamento da categoria especial Projetando com PVC, juntamente com Dorfman, Toledo, Magnavita e Paranhos.

Os júris regionais foram assim compostos: Botti, Magnavita e Paranhos participaram do julgamento das regiões 1 e 3; Dorfman, Toledo e Joel Ramalho Júnior (PR) julgaram trabalhos das regiões 4 e 5; Jô Vasconcellos (MG), Mário Aloísio Melo (AL) e Roberto Montezuma (PE) julgaram inscritos da região 2.


Confira abaixo os projetos premiados nesta edição:

Centro Cultural Sacomã - Taís Lie Okano

Requalificação Urbana, Pólo Luz - Gustavo Oliveira P. da Luz

Abrigo-Origami-Contêiner - Akemi Tahara

Museu da Casa Brasileira - Fabiana Colares Casali

Núcleo de Difusão Cultural - Ricardo Alexandre Packer

Menções Honrosas:

Categoria especial - Projetando com PVC:

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 306
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora