Opera Prima 2004

Confira os projetos premiados na 16ª edição

FESTA E NECESSIDADE
OPERA PRIMA- obra primeira, literalmente.

Esta premiação, que está perto de alcançar duas décadas de realização, é hoje uma referência para formandos de arquitetura e urbanismo, para professores e escolas.

E, tirando a grande festa dos premiados, comum a esses certames - e inesquecível para quem conseguiu -, qual o sentido real para os participantes?

Há, certamente, um sentido crítico de cotejo dos talentos, da preparação, da dedicação dos mestres e os estilos, tendências e escolas que eles muitas vezes inoculam nos alunos quase-arquitetos, há a análise das ênfases dadas por cada instituição de ensino.

Mas o maior sentido, para todos, premiados, menções honrosas ou “simples” participantes, é o do cartão de visita. É uma declaração de competência e de saber fazer ao mundo. Vá o/a jovem arquiteto/a abrir um escritório ou buscar um emprego, e o trabalho inscrito fala por seu criador: “Veja o que eu sei fazer, e veja como funciona, técnica e esteticamente eu resolvo”. É um portfólio que permite exibir as competências dos profissionais que se apresentam ao mercado, atestadas por seus mestres-orientadores.

Há ainda outro sentido, coletivo, de grande significação para a profissão, que é mostrar como anda a produção dos quase-arquitetos. E, com os temas cada vez mais complexos, serve para dizer à sociedade técnica e aos leigos para que servem os arquitetos e quais temáticas estão aptos a enfrentar.

Parabéns a todos, portanto, inscritos, mestres, escolas, premiados ou não, patrocinadores, organizadores, júri. E, em especial, ao esteio do certame, o arquiteto Zeca Ribeiro de Almeida - sem sua paciência e capacidade de organização, talvez esta referência para a profissão que é o OPERA PRIMA não tivesse sobrevivido.

Demetre Anastassakis - Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil


A IMPORTÂNCIA DO OPERA PRIMA
Reconhecendo a importância do OPERA PRIMA na formação dos profissionais de arquitetura e urbanismo, a Braskem parabeniza todos os participantes da premiação 2004.
Aos ganhadores, pelo mérito e criatividade dos projetos desenvolvidos. Aos professores e orientadores, pelo excelente trabalho realizado na formação dos novos profissionais que ingressam no mercado. Ao IAB e a PROJETODESIGN, precursores e organizadores do prêmio, e a todos os formandos que concorreram, pelo empenho dedicado a esta premiação.

A participação da Braskem como patrocinadora do OPERA PRIMA tem o propósito de apoiar estes novos talentos e incentivar, através da premiação especial Projetando com PVC, a busca por soluções inovadoras e a utilização de recursos modernos e de desempenho destacado, proporcionado pela versatilidade do PVC em projetos arquitetônicos.

Roberto Simões - Vice-Presidente da Braskem S.A.


PRÊMIOS E MENÇÕES POR REGIÃO
Confira, a seguir, o número de inscritos e a relação dos selecionados, nas cinco regiões definidas pelo concurso, e a composição das comissões regionais e nacional que avaliaram os trabalhos:

Região 1 - Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Trabalhos inscritos: 112 - Selecionados: 24
Premiados: 2 - Menções: 5
Menções categoria Projetando com PVC: 1


Região 2 - São Paulo
Trabalhos inscritos: 176 - Selecionados: 31
Premiados: 1 - Menções: 3
Menções categoria Projetando com PVC: 1
Destaques categoria Projetando com PVC: 1


Região 3 - Rio de Janeiro e Espírito Santo
Trabalhos inscritos: 24 - Selecionados: 5
Premiados: 1 - Menções: 3


Região 4 - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
Trabalhos inscritos: 37 - Selecionados: 9 - Menções: 3


Região 5 - Amazonas, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Tocantins
Trabalhos inscritos: 74 - Selecionados: 17
Premiados: 1 - Menções: 6
Premiados categoria Projetando com PVC: 1

COMISSÃO JULGADORA
Ari Antônio Rocha (RN), Elisabete França (SP), Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz (DF), José Albano Volkmer (RS), Sônia Le Cocq (RJ), Edison Musa e Luciano R. Nunes (ambos na categoria Projetando com PVC).


Confira abaixo os projetos premiados nesta edição:

Nova sede do Instituto Estadual do Livro - Pedro Engel

Museu da Fotografia - Nina Carla Segatto C. Bitelo

Galeria de Arte Contemporânea de Estocolmo - Lucas Filpecki Martin

Fundação Amílcar de Castro (FAC) - Leonardo Piccinini Colucci

Requalificação urbana do largo 13 de Maio - Fernanda Kleemann Spinicci

Menções Honrosas:

Categoria especial - Projetando com PVC:

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 295
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora