Conteúdo Stobag

Cobertura retrátil amplia área útil

Um deque suspenso marca visualmente o novo restaurante Banana Café, em Campinas, São Paulo, assinado pelo arquiteto Adriano Stancati. Sob a temática tropical, conquistada com o uso de madeira, abundante vegetação e luz natural, esse espaço amplia a área útil de atendimento aos clientes, o que só foi possível graças à instalação da cobertura retrátil Folding Pergola, produzida pela Stobag

Situada no bairro do Cambuí, zona central de Campinas, cidade no interior paulista, a nova casa do Banana Café - que tem sede na cidade de São Paulo - foi implantada em um terreno de esquina que, anteriormente, era subaproveitado pelo antigo inquilino. O imóvel entre as ruas General Osório e Maria Monteiro foi identificado por seu grande potencial para elaboração de um projeto que permitisse aos futuros usuários o máximo proveitamento de áreas verdes, que estariam cercadas por construções ao redor.

O escritório Guardini Stancati, responsável pelo projeto arquitetônico e de interiores, elaborou um estudo de viabilidade espacial em busca de unir conforto, estética e função, sem prejuízo às normas urbanísticas locais. A construção anterior foi, então, demolida internamente para dar espaço a ambientes com melhor aproveitamento.

O conceito do projeto partiu da necessidade de descaracterizar a fachada da antiga construção - dotada de um telhado com inclinação marcante - e, para tanto, a principal estratégia foi a criação de um deque suspenso voltado para a rua General Osório. Além de conferir identidade ao estabelecimento, o deque possibilitou o aumento da área útil do café ao receber a cobertura retrátil Folding Pergola, produzida pela Stobag e instalada por sua revenda autorizada Toldos Mundial.

“Para que o projeto das varandas acomodasse mesas de atendimento, usamos toldos retráteis da Stobag com acionamento elétrico, para garantir conforto aos usuários e também deixar o projeto leve e multifuncional. A presença de árvores lindíssimas ao redor confere harmonia ao projeto quando os toldos estão abertos. Uma perfeita integração entre arquitetura e meio ambiente”, explica o arquiteto Adriano Stancati, autor da obra.

Com design contemporâneo e tecnologia exclusiva, sete unidades da cobertura retrátil em tecido PVC Vinyl verde foram a opção ideal para criar o ambiente externo. Solução para proteção contra sol, chuva e intempéries, a Folding Pergola permite às áreas gastronômicas ocupação de “lugares adicionais”, garantindo mais faturamento para os estabelecimentos e mais conforto para os clientes.

Totalizando 145 metros quadrados de projeção, a cobertura possui estrutura metálica em preto opaco e é produzida em alumínio, o que minimiza a manutenção e expande a vida útil do material. Efeitos de luz são outro ponto forte do projeto, com destaque para a estante de bebidas iluminada atrás do bar, no deque. Pendentes, arandelas e bancos com Led criam cenários que, durante o dia, modificam-se pela dinâmica incidência de luz solar no interior dos ambientes.

O paisagismo de Daniel Nunes potencializou a identidade do Banana Café, que propôs duas árvores metálicas de 6 metros de altura na fachada. A massiva folhagem verde também reforça o conceito de “oásis tropical contemporâneo”, proposto, desde o início, pelo escritório.

www.stobag.com.br
contato@stobag.com.br
(41) 2105-9000 | 0800 709 9080

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 445
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora