Conteúdo 1ST Floor

Alto padrão e resistência em piso escolar

O retrofit de um imóvel anteriormente utilizado como seguradora, na cidade de São Paulo, possibilitou a instalação da nova unidade da Avenues - The Word School. Inaugurado em agosto de 2018, o prédio passou por reconfigurações externas e internas com a intenção de aproveitar o máximo da estrutura existente. Uma delas foi a aplicação de um novo piso, fornecido pela 1st Floor, visando adequar o projeto ao ambiente escolar

Em um terreno de 40 mil metros quadrados situado em Cidade Jardim, um dos bairros nobres da capital paulista, instalou-se a nova filial da escola Avenues - The Word School, sediada em Nova York desde 2012. Do mesmo modo que em sua sede, a unidade brasileira também utilizou um edifício originalmente concebido para uso comercial.

O retrofit elaborado pelos escritórios paulistanos aflalo/gasperini arquitetos, responsável pelo projeto de arquitetura, e DM/AM Arquitetura, que cuidou dos interiores, compreendeu o desafio de configurar os espaços com foco no máximo aproveitamento das estruturas já existentes. A instalação, portanto, deveria unir tecnologia de ponta às características de um edifício sustentável. 

Norteadas por essas diretrizes, as escolhas projetuais deveriam, principalmente, atender às exigências de uma edificação escolar e, para isso, a repaginação de piso foi medida necessária. A 1 st Floor - empresa brasileira especializada em revestimentos de parede, forros, pisos, acabamentos, entre outros - foi uma das fornecedoras do projeto.

O piso autoportante Concret Light de 5 milímetros e rodapés produzidos em poliestireno com 5 centímetros de altura foram aplicados tanto em salas de aula quanto em corredores de circulação. Por ser autoportante, esse piso é ideal para áreas onde o revestimento não pode ser colado - como, por exemplo, as de piso elevado - e pela facilidade de limpeza e manutenção.

As placas utilizam 70% de PVC reciclado pós‑consumo, o que reduz o impacto ambiental no período de fabricação e proporciona conforto acústico adequado. O piso também se destaca pela existência de uma camada de proteção, que garante maior resistência a abrasão e riscos, e pela importante propriedade de não propagação de chamas e fumaça. Além disso, possui 70 milímetros de capa de uso, atendendo às exigências dos fluxos.

A escola Avenues terá cada programa de ensino disposto em pavimentos que estão ao redor de um pátio central conectado às escadarias. Dessa forma, os vãos verticais de cada andar permitem a transmissão de luz natural entre os diferentes níveis e, assim, proporcionam conexão visual.

www.firstfloor.com.br
(11) 5041-5226

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 445
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora