28° Opera Prima

Menções Honrosas: Região 4

Centro de Ciências e Meio Ambiente do Ceará
Autor: Manuel Lima Soares Neto
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE)
Orientador: Francisco Ricardo Cavalcanti Fernandes

Inserido às margens da Lagoa de Precabura, no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza, o complexo  é constituído por três setores programáticos: um museu de ciências e meio ambiente, um centro de pesquisas sobre o assunto e áreas de eventos. São praças (abertas e cobertas) que os articulam em cotas distintas. A arquitetura, assim, faz a transição do domínio urbano para o natural, colaborando para a reversão da tendência que se verifica no local de isolamento da lagoa em relação à cidade.

CLIQUE AQUI para baixar a prancha do projeto na íntegra.


Oficinas em Rede
Autora: Raquel Magalhães Leite
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE)
Orientador: Daniel Ribeiro Cardoso

Proposta para a implantação de uma rede de pequenas fábricas digitais em Fortaleza - dez no total -, inseridas próximas a assentamentos precários da cidade. Parte do projeto se concentra na definição dos pontos dessa malha de oficinas, priorizando-se os locais de maior vulnerabilidade social (menor renda e maior taxa de ociosidade dos moradores), com boa acessibilidade (atendidos por linhas de ônibus) e que tenham potencial de influenciar o entorno (proximidade com outros equipamentos públicos). Faz-se, então, o esboço arquitetônico de uma das unidades no Conjunto Palmeiras.

 CLIQUE AQUI para baixar a prancha do projeto na íntegra.

Travessias Urbanas: Da Transição à Permanência
Autora: Rafaela Severiano Benevides Müller Costa
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, (CE)
Orientador: José Almir Farias Filho

A autora enfrenta o problema da presença de infraestruturas rodoviárias em locais de natureza privilegiada. Elege, assim, como local de intervenção as margens do Rio Ceará, em Fortaleza, junto à travessia entre a capital e a cidade de Caucaia (litoral norte). Não apenas propõe um novo caminho sob a ponte existente, idealizado para abrigar os pedestres e a circulação por meio de transportes não motorizados, como cria em ambos os lados do rio - e também ao longo da nova passagem - locais de estar, lazer e contemplação.

CLIQUE AQUI para baixar a prancha do projeto na íntegra.

 

Como Moldamos Nossas Cidades? Proposta de Quadra Aberta para o Bairro de Santo Amaro
Autora: Luana Cazuza Nascimento
Universidade Federal de Pernambuco, Recife (PE)
Orientadora: Lívia Morais Nóbrega

É o redesenho de uma quadra localizada no bairro de Santo Amaro, no centro expandido do Recife, que tem ocupação ociosa. A legislação urbanística municipal tem incentivado o adensamento da área, mas, na análise da autora, adotando parâmetros equivocados em termos de qualidade urbana - de condomínios verticais isolados. O projeto, assim, delineia uma quadra aberta ao pedestre, constituída por tipologias arquitetônicas variadas - apartamentos simples e duplex, com diversos tipos de arranjos espaciais e acessos variados - e uso misto em pontos estratégicos.

CLIQUE AQUI para baixar a prancha do projeto na íntegra.



Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 441
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora