Studio Libeskind: Edifício Vitra, São Paulo

O Itaim Bibi, bairro nobre da zona oeste de São Paulo, é o cenário da primeira obra do arquiteto polonês naturalizado norte-americano Daniel Libeskind na América do Sul. Projetada com o apoio do escritório local Pablo Slemenson Arquitetura, a torre multifacetada, inaugurada neste ano, é envolta por pele de vidro, que oculta 14 luxuosos apartamentos (um por andar e mais a cobertura duplex).

Daniel Libeskind é autor de projetos consagrados mundialmente, como o One World Trade Center (1 WTC), principal edificação do Marco Zero em Nova York (onde ficavam as Torres Gêmeas), e o Museu Judaico de Berlim, que, assim como o recém-inaugurado edifício residencial Vitra, em São Paulo, ostentam formas angulares expressivas. Seu processo criativo, como mostra um vídeo de divulgação da JHSF – incorporadora e construtora do empreendimento na capital paulista -, resulta não só do conhecimento técnico, mas de uma abordagem poética e sensorial em relação ao ambiente. Libeskind, que chegou a estudar música, diz que ouvir o espaço faz parte do seu amor pela arquitetura. “O edifício fica numa área linda e cheia de energia, mas é diferente da maioria das construções de São Paulo, sejam residências ou outras, no formato de caixas esticadas. Pensei que usando a luz da cidade deveria criar uma forma escultural (…) que se torna icônica não por meio de truques inteligentes, mas pela sua posição”, explica o arquiteto. 

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante