Sandra Moura: Restaurante Nau, Brasília

Ao aportar na capital brasileira no final do ano passado, o Nau lançou suas âncoras na margem do lago Paranoá. A filial brasiliense do restaurante fundado em João Pessoa foi projetada pela arquiteta Sandra Moura, que cobriu as faces externas da “embarcação” com chapas recortadas de aço corten, combinando-as com o concreto aparente, especificado por ser referência na arquitetura institucional da cidade.

Fundado em 2010 em João Pessoa, o Nau lançou‑se em uma expedição rumo à capital brasileira. O desfecho da história se deu no segundo semestre do ano passado, quando a unidade brasiliense abriu as portas, juntando-se ao Mangai, uma espécie de irmão mais velho. E juntar-se aqui não tem sentido metafórico, pois os restaurantes ocupam lotes contíguos. Ambos são de propriedade da mesma família cuja experiência com gastronomia teve início no final dos anos 1980 na capital paraibana. Em Brasília, o Mangai funciona desde 2008 e suas instalações foram desenhadas pela arquiteta Sandra Moura (leia PROJETOdesign 355, setembro de 2009), que também assina o projeto do Nau. A estrutura marcante do primeiro foi a razão pela qual ela decidiu ligar conceitualmente os dois prédios, intenção reforçada pelo fato de eles estarem separados por menos de dez metros.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante