Conteúdo Arqtec e Prismatech

Retrofit em fachada com painéis de alumínio

Em frente ao memorial da América Latina, na capital paulista, o prédio antigo passou a ser ocupado por uma importante seguradora. para o novo uso, foram reformadas as áreas internas e, nas fachadas, coube às empresas Arqtec e Prismatech o desenvolvimento de um projeto desafiador e exclusivo, que deveria ser solucionado com agilidade, eficiência e leveza estética

O antigo edifício localizado no bairro Barra Funda, em São Paulo, foi construído em 1950. Após muito tempo desativado, foi ocupado pelo Call Center de uma seguradora e, devido às condições precárias nas quais se encontrava, foi necessário reformar tanto suas áreas internas quanto externas.

Para o retrofit das fachadas, a Racional Engenharia confiou às empresas Arqtec - especializada em projetos com revestimentos metálicos - e Prismatech - reconhecida pela fabricação e instalação de esquadrias de alumínio para janelas, grades, fachadas e coberturas - o desenvolvimento do projeto que envolvia cronograma apertado e soluções que promovessem durabilidade, resistência e leveza estética.

Foram, então, utilizados painéis exclusivos de alumínio composto (do tipo ACM) de alta resistência para recobrir os 9.550 metros quadrados de área da fachada. Para não destoar dos edifícios do entorno, foram escolhidas cores em tons claros: silver, branco, smoke e pewter.

Segundo a Arqtec e a Prismatech, por se tratar de uma construção antiga e com geometria horizontalizada, houve dedicação intensa na fase de definição das medidas das peças, pois as fachadas apresentavam expressivas variações entre si, chegando até 15 centímetros de diferença no prumo.

Para corrigi-las, foi utilizado um sistema desenvolvido exclusivamente para a obra, que se baseia no uso de prolongadores de alumínio, permitindo equalizar as variadas distâncias entre os painéis e as fachadas. Mediante a complexidade projetual, a Arqtec produziu os painéis em seu novo parque industrial, que conta com equipe especializada e maquinário CNC de última geração, e deu atenção especial aos processos de estocagem e construção da obra.

Cada painel continha codificação específica, com informações de cor e localização para instalação exata em cada uma das fachadas. Entre os painéis tipo ACM e caixilhos, coube à Prismatech a aplicação do detalhe que permite total independência entre os sistemas, possibilitando futuras manutenções sem necessitar da desmontagem dos conjuntos para substituição.

A empresa optou pela linha Atlanta, que, além de oferecer inúmeras possibilidades de montagem  - permitindo que se apliquem folhas de vidro móveis sem alterar as linhas predominantes -, adequa-se totalmente ao projeto por conferir à obra o aspecto “clean” de modernidade e leveza.

www.arqtec.net
(
11) 2061-7400 | 2915-8166

www.prismatech.com.br
(
11) 4401-1506 | 4975-1459

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 444
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora