8º Prêmio AsBEA: Menções Projetos


Edifícios institucionais
AUM Arquitetos
Solar do Barão, Jundiaí, SP
O projeto de AUM Arquitetos visa a ampliação do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí - Solar do Barão, alinhando valorização do patrimônio histórico com a readequação dos seus ambientes. Com a nova infraestrutura, as peças serão expostas em áreas com controle de luminosidade, temperatura e umidade. A ideia é preservar o corpo principal da casa, concentrando as intervenções mais significativas no trecho mais novo, construído. O programa prevê a criação de um percurso expositivo, com início na sala de acolhimento e finalização na loja do museu, de onde o visitante poderá dirigir-se ao jardim ou ao foyer do auditório, localizados na nova construção.


Edifícios e conjuntos residenciais
Meiaum Arquitetos
SQNW 303 bloco F, Brasília
É no mais novo setor residencial de Brasília, o noroeste, que se prevê implantar o edifício desenhado pelo escritório Meiaum Arquitetos. Elementos da arquitetura moderna e contemporânea interagem no projeto, caracterizado pelo pé-direto elevado, por pilotis e pelos planos justapostos das fachadas. Em referência aos prédios pioneiros da cidade, a área em pilotis contará com azulejos de artistas locais.


Residências
Frederico Zanelato Arquitetos
Casa TCP, Mogi das Cruzes, SP
Batizada de casa TCP, o projeto da residência unifamiliar foi criado para um terreno de 270 metros quadrados marcado por forte aclive, em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. O desnível proporciona visual alargado da cidade e é o responsável pela distribuição do programa em dois blocos principais, que se articulam em meio nível, com uma lâmina vertical fazendo a passagem entre eles. A proposta adota soluções construtivas simples, pautadas pelo uso de alvenaria armada e lajes treliçadas, buscando simplificar a sua realização.


Edifícios de serviços
Ideia 1 Arquitetura e Planejamento
ELO - Mixed Use, Novo Hamburgo, RS
Entre um corredor cultural e uma via com pouco fluxo de pedestres se insere o projeto do centro de compras ELO - Mixed Use. A intervenção urbana proposta pelo escritório Ideia 1 busca reavivar a região, gerando permeabilidade física e visual do empreendimento com o entorno. Essa ligação se consolida principalmente nas bordas dos terrenos, através da escala, das alturas e dos alinhamentos do edifício de serviços, além das inflexões e subtrações da volumetria da base que qualificam o espaço semipúblico.

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 417
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora