PERFIL: Ruy Ohtake

Atualização pelas cores e texturas

Victor Siaulys (1936-2009) e Ruy Ohtake se tornaram amigos na adolescência, época em que cursavam o ensino secundário, e as suas práticas profissionais se cruzaram ao menos em três momentos da vida adulta, rendendo importantes frutos para ambos. Em 2001, foi inaugurada em Guarulhos a fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, do qual Siaulys foi um dos fundadores em 1966 e cuja arquitetura foi concebida por Ohtake.

Em 2002, na capital paulista, ficou pronta a obra do hotel Unique, iniciativa pioneira de Siaulys no ramo hoteleiro e novamente projeto do arquiteto paulistano, do qual a obra que publicamos a seguir é um desdobramento.

Trata-se de um hotel-spa, o Unique Garden, localizado em terreno de 300 mil metros quadrados na cidade de Mairiporã, em São Paulo, próximo a Guarulhos. São diversos o cenário - rural em vez do agito urbano do Unique da capital - e o propósito do empreendimento - um local de relaxamento e de aproximação com a natureza -, mas permanece a contribuição da linguagem contemporânea da arquitetura de Ohtake.

Em 2004, no embalo do sucesso prontamente obtido pelo Unique de São Paulo, inaugurado em 2002, Siaulys convidou o arquiteto para conceber a chamada Vila Contemporânea do Unique Garden, hotel que funciona em fazenda que já pertencia à família do empresário.

Trata-se de 10 chalés, de 90 metros quadrados cada, posicionados em uma das laterais da propriedade - que tem a configuração de vale, com lago, restaurante, piscina, sede social, de eventos e serviços implantados na cota mais baixa, no centro - e espaçados entre si por meio de jardins que ocupam 350 metros quadrados. 

Ohtake projetou também o spa do hotel, um edifício pavilhonar e elevado do solo. Os chalés são de dois tipos, ou seja, intercalam-se os de planta quadrada com os circulares, cujas formas impactam na arquitetura de interiores.

Em síntese, havendo um desnível entre a sala e o quarto por causa da acomodação da construção à topografia - o quarto está elevado de 1,3 a 1,4 metro -, muda-se a configuração da parede divisória entre os ambientes, que tem perfil retilíneo no chalé redondo e ondulado no quadrado.

É similar o entorno de cada unidade, havendo terraços de frente e de fundos, e é hábil a implantação desenhada pelo arquiteto - valorizada ainda pelo paisagismo de autoria do escritório Burle Marx - de modo a haver total privacidade visual e sonora entre os chalés.

Além da forma, também os materiais diferenciam entre si os chalés, e a sua completa atualização - com troca de revestimentos internos e externos, assim como de alguns itens de mobiliário, parte deles desenhados sob medida pelo arquiteto - integrou a recente intervenção de Ohtake no hotel (a inauguração dos chalés ocorreu em 2005).

Também a criação de uma sala de reuniões fez parte do projeto de atualização, iniciado em 2016. Para ela foi destinada uma sala contígua a um dos restaurantes - o hotel costuma abrigar também eventos empresariais - e, pensando na versatilidade do espaço em acolher encontros com número variável de participantes (a capacidade máxima é de 50 pessoas), Ohtake projetou uma mesa escultural de concreto, com impressionante pouca espessura, que, dadas as zonas configuradas por suas curvas, pode ser ocupada total ou parcialmente sem prejuízo da ambiência da sala.

Expansão do Unique Garden Chalés em torno do lago, Mairiporã (SP)

Além da atualização dos chalés que concebeu para o Unique Garden em 2004, remodelados agora em 2018, Ruy Ohtake é também o autor do futuro trio de chalés que gravitarão em torno do lago da propriedade. Dois próximos entre si e um mais afastado e menos visível desde o entorno.

Eles possuem tamanhos variados - de 66 a 145 metros quadrados de área construída - e, apesar das volumetrias também distintas, são igualmente cercados por terraços e áreas sombreadas. Implantados na cota mais baixa da propriedade, terão cobertura com grafismo feita com material cerâmico. A inauguração está prevista para o final de 2019.



Ficha Técnica

Unique Garden

Local Mairiporã (SP)
Início do projeto 2004
Conclusão da obra 2005
Atualização dos chalés 2016 - 2018
Área do terreno 308.681 m2
Área do projeto 10 chalés de 90 m2 cada, cercados por terraço e jardim com 350 m2; pavilhão de massagem com 1.600 m2

Arquitetura Ruy Ohtake (autor); Carlos Roberto Azevedo, Milena Pereira, Nancy Marques, Lilian Meracini (equipe); Rafael Otsuka (imagens eletrônicas); Paula Manzone, Debora Shimabukuro, Victor Martins (desenhos)
Fundações Apoio Projetos de Fundações
Concreto Engesul Engenharia e Consultoria
Metálica J&K Sunto Estruturas Metálicas
Elétrica, hidráulica e combate a incêndio SKK Projetos Instalações e Construções
Ar condicionado Assistec
Paisagismo Burle Marx Escritório de Paisagismo
Vidros Avec Design Consultoria de Vidros
Fotos Daniel Ducci 

Fornecedores

(atualização dos chalés)
Avanti Tapetes (tapetes dos quartos e salas, design de Ruy Ohtake);
Artefacto (sofá e aparadores Ruy Ohtake, camas);
Bertolucci (abajures Ruy Ohtake);
Light Source (luminárias pendentes Ruy Ohtake);
Arthur Decor (cortinas);
Regatta Tecidos (tecidos para revestimento);
Hansgrohe (metais sanitários e banheiras);
Punto, Roca (louças sanitárias);
Comovil (guarda‑corpo de vidro);
Efeito Cristal (vidros e espelhos);
Shalon (vidros de coberturas);
Tag Data (aquecimento de piso);
TerraWay (piso drenante)

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 447
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora