Conteúdo Dow

Mais de 50 anos de desempenho comprovado com silicone

Graças às tecnologias da DOW, os arquitetos puderam ampliar sua imaginação e projetar e concretizar fachadas em puro vidro. A multinacional originária dos Estados Unidos foi pioneira, nas décadas de 1950 e 1960, em soluções com selantes impermeabilizantes de longa duração e, depois, com o revolucionário envidraçamento estrutural com silicone (silicone structural glazing, SSG)

A imaginação dos arquitetos foi liberada para a criação de estruturas até então impossíveis, mudando a aparência de importantes cidades no mundo com projetos em diversas escalas ostentando a estética do puro vidro. Isso porque o sistema de envidraçamento estrutural com silicone (SSG) permite a execução de fachadas “pele de vidro”, que utilizam um selante de silicone estrutural para aderir o vidro aos perfis de metal, garantindo elegância e nivelamento e sem fixadores mecânicos aparentes.

O SSG conserva sua elasticidade e proporciona capacidade estrutural a longo prazo, já que é projetado para absorver os movimentos produzidos por cargas e transferir a carga de vento sobre o vidro para a estrutura do edifício.

A Dow, no entanto, não foi pioneira apenas no desenvolvimento do produto, mas também em um processo que envolveu esforços significativos de testes e protocolos; estudo de mock ups; testes de campo; de aderência; capacidade de movimento, fadiga e falha; e, finalmente, um estudo de engenharia para analisar adequadamente projetos, estresses e possíveis falhas. Executado até os dias de hoje, esse trabalho gera soluções meticulosamente projetadas e que utilizam técnicas avançadas.

A DOWSIL™ - linha de produtos de construção à base de silicone da DOW - conta, por exemplo, com inovações como os selantes de alta resistência para projetos (que reduzem o tamanho das junções e aumentam a luz natural) e a criação de ligações de ponto fixo para fachadas de vidro (que eliminam o vazamento de gás e pontes térmicas).

A aplicação dos requisitos de engenharia e os processos de instalação seguem padrões definidos por normas e pela indústria, incluindo diretrizes de controle de qualidade, como o programa Quality Bond™ da Dow – que controla, monitora e audita a qualidade de aplicações e detalhes de projetos, assegurando o sucesso contínuo do SSG.

Além disso, dois diferentes estudos atestaram que os selantes de SSG da marca DOWSIL™ oferecem desempenho e durabilidade de longo prazo, confirmando o que especialistas do setor já acreditavam e que o desempenho de campo já havia comprovado.

O primeiro, realizado em 2010 pela European Technical Approval Guideline (ETAG 002), constatou que o selante instalado em 1985 na fachada do edifício IFT Rosenheim, na Alemanha, ainda manteria sua eficiência por mais 25 anos, ou seja, teria um total de 50 anos de duração.

No segundo teste, por sua vez, uma amostra de selante foi exposta simultaneamente a intempéries artificiais e cargas mecânicas complexas e multiaxiais pelo Instituto Federal de Pesquisa e Teste de Materiais (BAM) da Alemanha. Esse teste, considerado mais rígido do que o regime de testes da ETAG 002, concluiu um ciclo de vida previsto de 50 anos para o selante da DOWSIL™.

     

www.dowbrasil.com 
11 5188-9000

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 447
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora