Levisky Arquitetos Estratégia Urbana: Áreas de convivência e parque aquático, Águas de São Pedro, SP

Intervenção qualifica espaços de lazer

O novo parque aquático do Grande Hotel São Pedro, na estância turística de Águas de São Pedro (SP), é parte da intervenção implantada no complexo hoteleiro do Senac São Paulo a partir de projeto do escritório Levisky Arquitetos Estratégia Urbana. Ampliar e qualificar as opções de lazer e convivência no conjunto - um dos símbolos daquela localidade - é uma das virtudes do trabalho da equipe liderada por Adriana Levisky

Administrado desde o final da década de 1960 pelo Senac São Paulo - que na época ali instalou uma escola de hotelaria -, o Grande Hotel São Pedro passou por várias renovações e remodelações arquitetônicas que o fazem continuar a ser o mais importante hotel da cidade. Dessas, a PROJETO publicou, entre outras, a Escola de Gastronomia, do escritório M/PA Pedreira de Freitas Arquitetos (edição 284, outubro de 2003) e a Praça Otávio Moura Andrade, em frente ao acesso principal do hotel, desenhada pela equipe do aflalo/gasperini arquitetos e Pura Arquitetura (edição 366, agosto de 2010).

A mais recente das modernizações, no entanto, foi concluída no primeiro semestre de 2016 nos espaços de lazer e convívio. O projeto, explica sua autora Adriana Levisky, teve o objetivo de ampliar, integrar e qualificar as opções de convivência e lazer do hotel, sobretudo para atender crianças e adolescentes. Criou-se um eixo principal conectando os blocos que abrigam essas atividades – antes elas estavam distribuídas entre a edificação principal (projetada por Luiz Carmerlingo e Dácio de Moraes e restaurado nos anos 1990 por Ricardo Chahin) e a piscina.

O hotel e sua infraestrutura fazem parte de um parque de aproximadamente 300 mil metros quadrados. O setor em que o escritório atuou fica em uma área de vale, e o projeto aproveitou a cota mais baixa para dispor dois blocos edificados conectando-os por praças. Espaços de contemplação, elas estão integradas a deques e a ambientes de convivência dotados de equipamentos para atividades lúdicas e criativas. Nas praças, as sombras vêm de pergolados e as áreas descobertas são arborizadas. “São espaços ao ar livre concebidos em total integração com as áreas internas”, afirma Adriana.

A madeira é o elemento que predomina na composição, dando unidade ao conjunto, integração ao ambiente natural e trazendo aconchego às áreas de estar internas e externas. Os fechamentos são com divisórias retráteis de vidro incolor, material ao qual o projeto recorreu para que as salas pareçam maiores e se integrem aos ambientes externos. “Mesmo fechadas, as divisórias asseguram permeabilidade visual da paisagem e do entorno de modo acolhedor. Assim, os espaços interiores estão sempre conectados à praça e ao jardim central”, conclui a autora.

Levisky Arquitetos Estratégia Urbana
Adriana Levisky (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, 1992) é vice‑presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea) e conselheira do Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, além de representar o Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB SP) na Comissão de Edificações e Uso do Solo da prefeitura paulistana



Ficha Técnica

Nova Área de Lazer do Grande Hotel Senac São Pedro
Local Águas de São Pedro, SP
Início do projeto 2013
Conclusão da obra 2016
Área da intervenção 15.540 m2
Área construída 1.500 m2
 
Arquitetura Levisky Arquitetos Estratégia Urbana - Adriana Levisky (autora); Renata Gomes, Raquel Abdian, Carlos Azevedo Daniel Mifano, Nathalie Artaxo, Aline Victor, Lilian Braga, Eduardo Borba, Aline Lima, Fellipe Brandt, Nelson Pietra, Miriam Coradini, Thais Cardoso, Ana Angotti, Karina Machado, Rosangela Nascimento, Ligia Gonçalves, Luciene Sandoval (colaboradores)
Estruturas Perezim Consultoria e Projetos Estruturais (concreto e metálica); Carpinteria Estruturas de Madeira (madeira)
Climatização Politécnica Engenharia
Luminotécnica Studio Ix
Paisagismo Fany Galender Arquitetura e Paisagismo
Esquadrias QMD Consultoria
Comunicação visual Und, Corporate Design
Acessibilidade Design Universal Consultoria
Consultoria ambiental Legal Tree
Construção Sistema Engenharia e Arquitetura
Fotos Ana Mello

Fornecedores

Coral (tintas)
Lumini, Itaim, Lumicenter, Sodramar, Schréder, Wibre, Centru (luminárias)
Portobello, Cecrisa, Gail, Jatobá (revestimentos)
Cumaru (piso, estrutura e forro em madeira certificada)
Osmocolor (resina)
Neocon (divisórias sanitárias)
Hufcor (divisórias acústicas)
Dorma (ferrragens de portas de vidro)
ThyssenKrupp (plataforma elevatória)
Fernando Jaeger, Neocon, Gobos, Pufolandia, Fantasy Play (mobiliário interno)
mmcité, Breton (mobiliário área externa)
Blue Wave Waterpark Equipaments (toboágua)
Water Toys, Brasantino (brinquedos e equipamentos aquáticos)
Kraten (grelhas e piso para árvores)

Texto de Adilson Melendez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 440
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora