Conteúdo CBCA

Leveza e racionalidade

Pautado pelos conceitos de amplitude de espaços e racionalização da obra, o edifício residencial Oito foi concebido em estrutura de aço. O projeto assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld, na Vila Madalena, em São Paulo, abriga oito apartamentos cercados por áreas avarandadas, assemelhando‑se a casas térreas

Situado no famoso bairro da zona oeste da cidade de São Paulo, a Vila Madalena, o edifício Oito faz parte do portfólio de Isay Weinfeld e segue as características do partido arquitetônico no qual esse arquiteto brasileiro tem se baseado nos últimos anos: empreendimentos com apartamentos amplos, cercados por áreas avarandadas, conectados ao exterior e com aparência de casa térrea.

Na edificação com 6.800 metros quadrados, todas as unidades possuem terraços que contornam o perímetro dos apartamentos, possibilitando a interligação dos ambientes internos aos externos. Essa estratégia possibilita, ainda, manter os fechamentos recuados da fachada e, por consequência, resulta em uma volumetria simples, que destaca a malha modular e ortogonal de pilares e vigas de aço aparentes, criando uma fachada com movimento.

Para cumprir com um partido arquitetônico que priorizasse leveza e racionalidade, tanto o sistema estrutural dos subsolos foi executado em concreto armado quanto a caixa de circulação vertical - elevadores e escadas -, funcionando como núcleo rígido do edifício. A estrutura metálica foi erguida em pilares tipo H e vigas tipo I em perfis ASTM 575 GR50. No total, foram utilizadas 256 toneladas de aço.

“Essa combinação de aço e concreto é uma tendência que temos notado. Enquanto se constrói o núcleo rígido, vai se fabricando a estrutura metálica, que, posteriormente, é vinculada ao núcleo de concreto”, conta o engenheiro Jairo Fruchtengarten, do KF Engenheiros Associados, responsável pelo projeto estrutural do Oito. O engenheiro conta, inclusive, que a estrutura metálica foi concebida em pórticos de aço de duas direções, dispensando o contraventamento vertical.

As lajes foram executadas em steel deck, conferindo algumas vantagens ao processo de construção: “Entre elas é possível destacar a racionalização de etapas da obra e o fato de o sistema atuar como um diafragma horizontal, travando a estrutura”, revela.

Aparente na fachada, a estrutura em aço na cor preta conferiu ao projeto personalidade com um toque industrial. “A estrutura metálica também contribuiu para conseguirmos um conjunto mais esbelto do que se tivéssemos executado todo o edifício em concreto”, comenta Otavio Zarvos, da Idea!Zarvos, incorporadora do empreendimento.


www.cbca-acobrasil.org.br

Ficha Técnica

Edifício Oito
Local São Paulo (SP)
Conclusão da obra Agosto de 2014
Área construída 6.800 m²
Arquitetura Isay Weinfeld Arquitetura
Aço empregado Tubos - ASTM A36; Perfis I e W - ASTM A572 Gr 50; Steel Deck - ABNT NBR 7008 ZAR 280
Volume de aço 256 toneladas
Projeto estrutural KF Engenheiros Associados e HR Projetos
Execução da obra R. Yazbek Construtora e Incorporadora
Fabricante da estrutura metálica BMC Construções Metálicas e Eleve Engenharia e Construções
Incorporação Idea!Zarvos
Fotos Fernando Guerra

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 446
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora